Nova Usina da Paz de Abaetetuba recebe a comunidade em seu primeiro dia de funcionamento
Entregue no último sábado (29) pelo Governo do Estado, o novo complexo de cidadania abriu as portas com mais de 70 serviços gratuitos disponíveis à população.

A recém-inaugurada Usina da Paz do município de Abaetetuba abriu as portas, nesta segunda-feira (31), à comunidade. Ao longo da manhã, moradores compareceram em grande número para conhecer os atendimentos e serviços oferecidos e realizar inscrições nos cursos que serão promovidos no mais novo complexo de cidadania estadual.
Entregue no último sábado (29) pelo Governo do Pará, a Usina da Paz de Abaetetuba faz parte do programa estadual Territórios Pela Paz (TerPaz) e oferecerá mais de 70 serviços gratuitos à população, contribuindo para a transformação social de milhares de famílias, nas áreas de saúde, educação, cidadania, qualificação profissional, cultura, esporte e lazer.

No primeiro dia de funcionamento da UsiPaz, foram realizados agendamentos para atendimentos na área da saúde (clínica médica e odontologia) e também para a emissão de documentos. Também foram realizados atendimentos do Procon e Cosanpa (Água Pará e negociação de dívidas).

A aposentada Maria do Carmo Santos da Silva, de 66 anos, compareceu à Usina em busca dos cursos de qualificação profissional e ainda aproveitou a oportunidade para agendar o atendimento para a emissão de RG. “Eu estou muito interessada no curso de corte e costura. Sempre digo que não há idade para aprender, então pretendo fazer muitos cursos aqui. Hoje, também aproveitei para agendar a emissão da 2ª via do meu RG, pois preciso atualizar”, disse.

Já a moradora Rosiane Moraes, de 39 anos, aproveitou para conhecer a estrutura da Usina da Paz. “No primeiro dia eu vim conhecer e achei maravilhoso. É de grande importância para o município de Abaetetuba esse projeto, porque vai ajudar principalmente a população mais carente. Eu vi aqui várias pessoas que precisam do atendimento gratuito que a Usina proporciona. Então está de parabéns a iniciativa”, contou.
Expectativa - Com uma estrutura moderna e acessível, a Usina da Paz deve beneficiar milhares de moradores, promovendo inclusão e oportunidades para crianças, jovens e adultos. A expectativa é de que o espaço se torne um ponto de referência para a comunidade, incentivando ações que fortaleçam a cidadania e o bem-estar social.
A secretária de Articulação da Cidadania, Elieth de Fátima Braga, destacou a importância do espaço para o desenvolvimento social da região. “A Usina da Paz é um símbolo de transformação para Abaetetuba. Aqui serão mais de 70 serviços oferecidos para a população, iniciativa que vai fazer a diferença na vida das pessoas”, afirmou.

Serviço - Nos próximos dias, a Usina seguirá com uma programação diversificada, incluindo cursos profissionalizantes, atendimento médico e esportes para crianças e adolescentes. Toda a programação de cursos e serviços da Usina da Paz de Abaetetuba pode ser consultada presencialmente na unidade ou pelo Instagram @Usinasdapaz.