Ideflor-Bio entrega viveiro para 600 mudas na Usina da Paz Abaetetuba
Equipamento reforça o compromisso com o reflorestamento urbano e a conscientização ambiental no município do Baixo Tocantins
Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
31/03/2025 12h17
O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio) participou, no sábado (29), da entrega da Usina da Paz (UsiPaz) Abaetetuba, a 1ª da região do Baixo Tocantins. Como parte das ações ambientais do evento, o órgão entregou um viveiro com capacidade para 600 mudas de espécies florestais e frutíferas. A iniciativa reforça o compromisso com o reflorestamento urbano e a conscientização ambiental.
Durante a cerimônia, o governador Helder Barbalho destacou a importância do plantio de árvores para a cidade, reconhecida como a capital mundial do brinquedo de miriti. “Abaetetuba é a capital mundial do brinquedo de miriti e muita gente não sabe o que é o miriti. É dessa árvore, que a população desta região produz essa arte extraordinária e que são brinquedos tão famosos no Pará".
Aproveitem esse equipamento, aproveitem essa estrutura. Ela é para vocês, ela está equipada e tudo que tem de melhor foi pensado e foi implementado para o povo de Abaetetuba, para essa comunidade maravilhosa”, afirmou o governador.
A vice-governadora Hana Ghassan e a titular da Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac), Elieth Braga, também estiveram presentes na entrega do viveiro. Para simbolizar o respeito com o meio ambiente, autoridades realizaram o plantio de três mudas no espaço, sendo duas de miriti, árvore símbolo de Abaetetuba, e uma de mamorana. A ação reforça o papel da UsiPaz como um polo de cidadania e desenvolvimento sustentável para a população.
O viveiro que será coordenado pela Diretoria de Desenvolvimento da Cadeia Florestal (DDF) do Ideflor-Bio , e já chega abastecido com espécies como brinco de índio, paricá, jaboticaba, pupunha, bacaba, cupuaçu e açaí.
O presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto, destaca que a iniciativa fortalece a biodiversidade local e incentiva a conservação das espécies nativas. “Nosso objetivo é garantir que Abaetetuba e toda a região do Baixo Tocantins tenham acesso a mudas de qualidade, contribuindo para a recuperação florestal e a melhoria da qualidade de vida da população”, ressaltou.
Além de contribuir para a arborização da cidade, o viveiro também terá um papel educativo. A gerente de Produção e Apoio aos Arranjos Produtivos Florestais do Ideflor-Bio, Laura Dias, enfatizou que a estrutura funcionará como um espaço de conscientização ambiental. “Queremos que esse viveiro seja mais do que um local de distribuição de mudas. Ele será um ponto de aprendizado, onde crianças, jovens e adultos poderão conhecer mais sobre a importância da preservação e do uso sustentável dos recursos naturais”, explicou.
A UsiPaz de Abaetetuba é o 12º complexo de cidadania entregue pelo Governo do Estado. O espaço oferece serviços essenciais para a população, promovendo inclusão social e desenvolvimento sustentável. Com o novo viveiro, a expectativa é que a cidade fortaleça ainda mais sua identidade ecológica, garantindo mais verde e qualidade de vida para os moradores.