Ioepa assume presidência da ABIO e lidera gestão para imprensas oficiais brasileiras
Evento histórico elegeu nova diretoria da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (ABIO) e debateu ações sustentáveis para o segmento

A Imprensa Oficial do Pará (Ioepa) foi eleita para presidir a Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (ABIO) durante a 30ª Reunião Ordinária, encerrada, nesta sexta-feira (28), em Belém. O evento reuniu representantes de diversos estados brasileiros, e consolidou o protagonismo do Pará na modernização da comunicação pública e estabeleceu diretrizes estratégicas para os próximos dois anos.

A eleição da Ioepa para comandar a ABIO no biênio 2025/2027 foi aprovada por unanimidade durante assembleia geral, reconhecendo o trabalho desenvolvido pelo órgão paraense na digitalização do Diário Oficial e na implementação de políticas de transparência. "Esta é uma conquista coletiva que reforça nosso compromisso com a modernização dos serviços públicos em todo o país", afirmou Jorge Panzera, Presidente da IOEPA e novo Presidente da ABIO.
Balanço do evento
Ao longo dos dois dias de evento, além da posse da nova diretoria para o biênio 2025/2027, foi promovido debates estratégicos sobre modernização, combate à desinformação e inovação tecnológica, com destaque para as palestras sobre inteligência artificial no acesso ao Diário Oficial e o novo projeto de lei para publicação resumida de balanços empresariais.

A programação reforçou o compromisso das imprensas oficiais com a transparência e eficiência dos serviços públicos. A troca de experiências entre os estados, especialmente sobre o E-Diário e monitoramento gráfico digital, estabeleceu parâmetros importantes para a padronização nacional de processos, alinhando as imprensas oficiais às demandas contemporâneas de sustentabilidade e credibilidade na comunicação governamental.
"Além das trocas de experiências na 30ª Assembleia da ABIO, viemos com interesse de visitar o estado amazônico que irá sediar a COP30, que tem muito a nos oferecer em relação a sustentabilidade e desenvolvimento das imprensas oficiais", destacou Raquel Fialho, Diretora Geral do Diário Oficial do Estado do Maranhão.
Troca de experiências

Representantes de vários estados destacaram a importância do encontro:
"É sempre uma experiência enriquecedora participar desse evento, onde a gente consegue avançar em negociações que são importantes para o Amapá e entender como as demais imprensas estão se articulando", disse Caio Semblano, Gerente do Núcleo de Imprensa Oficial do Amapá.

"Fui bem recebida em Belém do Pará, e no evento foram discutidos temas relevantes e importantes para a pauta da imprensa oficial no Brasil", completou Cida Hess, representante do Diário Oficial de São Paulo.