Estudantes do Baixo Tocantins assistem a aulão do Pro Paz Enem
A pouco mais de um mês para o Exame do Ensino Médio (Enem), o estudante Ailton Costa, 18 anos, da Escola Manoel Antônio de Castro, em Igarapé-Miri, no Baixo Tocantins, redobra a dedicação aos estudos. Em meio ao sonho de cursar medicina e a expectativa para os dias da prova, adotada por todas as universidades públicas no Pará, ele conta que, diariamente, dedica pelo menos uma hora em casa para revisar o conteúdo de cada matéria vista em sala de aula. “Gosto bastante de ler, então estudar não é algo chato para mim”, disse ele, na manhã deste sábado (19), enquanto aguardava o início de mais um dos aulões do Pro Paz Enem.
Para acompanhar a aula, Ailton foi de Igarapé-Miri para Abaetetuba, onde estão sendo ministradas as aulas do projeto. “Achei a proposta dessa aula muito interessante porque é uma oportunidade para se preparar melhor”, acrescentou o jovem. Com ele, também vieram alunos de pelo menos duas outras escolas do município, acompanhados por professores e diretores. Ao lado deles, estavam alunos de diversos bairros de Abaetetuba, que ocuparam praticamente todo o auditório da Escola Francisco Xavier para acompanhar a revisão preparada pela equipe de professores do projeto, comandada pelo professor Anderson Costa. O último módulo está agendado para o dia 3 de outubro.
A estudante Natassia Costa, 20 anos, também fez questão de marcar presença no aulão. “Terminei o ensino médio há dois anos, mas acabei não prestando vestibular porque tinha outros planos. Foi quando conheci novos amigos e vi que todos eles já estavam na universidade. Vi que estava errada nos meus planos e voltei a estudar. Neste ano estou empenhada, estudando sempre que posso, me dedicando mesmo. Quando soube dessa aula não pensei duas vezes. Acredito que todo jovem tem o direito de sentar na cadeira de uma universidade”, disse a estudante, que pretende cursar enfermagem.
Projeto – A iniciativa tem como objetivo preparar estudantes da rede pública estadual de ensino para a prova do Enem, marcada para os dias 24 e 25 de outubro. Os aulões gratuitos são divididos em assuntos de onze matérias das quatro áreas de conhecimento e, além de Abaetetuba, ocorrem em Belém e nos municípios de Benevides, Breves e Santarém. O projeto conta com uma equipe formada por 31 professores com vasta experiência na prova. “Os alunos tinham a necessidade dessa preparação extra. A resposta deles tem sido muito positiva. Eles estão participando de todas as aulas”, avaliou a coordenadora do Pro Paz Escola, Mônica Altman.
Dulciclea Furtado, gestora de 3ª Unidade Regional de Educação (URE), que abrange os municípios do Baixo Tocantins, também falou sobre a importância da iniciativa. “Nós que estamos no dia a dia com professores e alunos vemos o quanto isso é importante. Todo mundo só tem a ganhar”, comentou. Ela informou, ainda, que o índice de aprovação em vestibular dos alunos da região está em torno de 50%. A Escola Francisco Xavier tem o maior número de aprovados. “Entre o fim do ano passado e o início deste, foram mais de 270 alunos”, contabiliza o diretor, Manoel Carlos Silva. Segundo ele, só a escola inscreveu pelo menos 300 alunos este ano para o Enem.
Com o objetivo de também levar estas aulas para outros municípios do Estado, o projeto conta ainda com um programa semanal na TV Cultura, com aulas ao vivo com duração de uma hora e meia, de quarta a sexta-feira, de 19h as 20h30 e com reprise aos sábados, de 7h30 ao meio-dia. Após a exibição, os episódios ficam no site do Pro Paz e no portal da Secretaria de Educação, parceira no projeto. A iniciativa integra o pacote de ações previstas pelo Pacto pela Educação, que tem como principal objetivo elevar a qualidade do ensino no Estado.
Agenda das próximas aulas da caravana Pro Paz Enem 2015:
Benevides – 26/09
Santarém – 26 e 27/09
Belém – 27/09
Abaetetuba – 03/10
Belém – 04/10
Breves – 17/10
Belém – 18/10