Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Projeto de Humanização do Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo celebra alta de paciente de Medicilândia

A alta humanizada, termo que se refere à forma como um paciente recebe alta de um hospital, com atenção e acolhimento, faz parte do projeto "Recomeço", desenvolvido pelo GTH do Pronto-Socorro estadual

Por Ascom (Governo do Pará)
28/03/2025 15h05

Após 62 dias de internação no Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM) para o tratamento de uma grave doença respiratória, o pequeno Antony Silva Sales, de apenas seis meses, retorna nesta sexta-feira (28) ao convívio de sua família.

Para celebrar a alta hospitalar e destacar a bravura do bebê, que superou cinco intubações orotraqueais (IOT) — procedimento invasivo utilizado em casos graves, especialmente em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) —, o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), em parceria com a equipe multiprofissional, organizou uma despedida emocionante. A homenagem, realizada na tarde de quinta-feira (27), marcou o encerramento de uma jornada de assistência, esperança e superação, com direito a um "Certificado de Coragem", balões coloridos, mensagens de apoio e discursos de profissionais da saúde. Durante o período de internação, Antony conquistou o carinho de toda a equipe da Ala Pediátrica.

A supervisora da equipe multiprofissional, Michelle Sodré, destacou que foram mais de dois meses de desafios, procedimentos e adaptação, um período que transformou a vida do bebê e de sua família, afastando-o temporariamente do lar, da comunidade e dos entes queridos.

"Apesar das dificuldades, esses dias também foram marcados por trocas, afetos e aprendizados entre a equipe, o paciente e seus pais. Hoje, celebramos um momento muito especial: o tão esperado retorno de Antony para o aconchego do lar, em Medicilândia. Desejamos que essa nova etapa seja repleta de saúde, felicidade e amor", afirmou a assistente social.

Michelle enfatizou ainda que a internação é um processo delicado para qualquer pessoa, especialmente para um bebê de apenas seis meses. Por isso, a equipe fez questão de comemorar não apenas a alta, mas também a força e a vontade de viver do pequeno Antony, que superou cinco intubações na UTI.

Alta Humanizada: um recomeço para os pacientes

A alta humanizada, abordagem que prioriza o acolhimento e a atenção ao paciente no momento da saída do hospital, faz parte do projeto "Recomeço", desenvolvido pelo GTH do Pronto-Socorro estadual. A iniciativa inclui decoração especial com balões coloridos, mensagens de esperança e, em casos de superação na Ala Pediátrica, um "Certificado de Coragem", lembrança simbólica concedida pelo hospital para reconhecer a força dos pequenos pacientes diante de situações delicadas de saúde.

O projeto conta com a colaboração da Comissão de Humanização, formada por profissionais de diversas áreas do hospital, que trabalham para tornar a experiência hospitalar mais acolhedora e humanizada.

Liene da Silva Sales, mãe de Antony, emocionou-se com a homenagem ao filho e destacou a dedicação da equipe assistencial durante todo o tratamento.

"Gostamos muito do atendimento e de tudo o que fizeram pelo nosso filho e por nós nesse período. Amamos a festinha preparada para Antony. Ele ficou encantado com os balões e com as homenagens. Quero agradecer de coração por tudo. O certificado de coragem foi muito especial para nós, e eu já sei aonde vou colocá-lo: na parede de casa, para que, quando ele crescer, lembre-se de que é um verdadeiro guerreiro", disse a mãe.

Para a analista de Humanização do PSRM, Watuzi Rebelo, o projeto "Recomeço" vai além do momento da alta hospitalar, celebrando a resiliência de pacientes que enfrentam longos períodos de internação.

"Mais do que tratar doenças, o projeto celebra cada avanço na recuperação dos pacientes, garantindo que a transição para casa ocorra de maneira acolhedora. A alta representa um renascimento, e a Comissão de Humanização faz questão de comemorar esse momento especial, reconhecendo a força e a esperança que acompanham cada paciente. O pequeno Antony é a personificação desse espírito: um verdadeiro guerreiro que superou desafios inimagináveis para um bebê tão pequeno. Acompanhamos cada passo de sua jornada e vibramos com cada progresso. Quando soubemos da alta, tivemos a certeza de que ele seria o protagonista perfeito para inaugurar o projeto 'Recomeço'", destacou Watuzi Rebelo.

Serviço: 

Pertencente à rede de hospitais do Governo do Pará, o Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM) funciona em regime de plantão 24 horas, para atendimento de urgência e emergência. A unidade realiza atendimentos de urgência e emergência em Belém e região metropolitana, e é referência estadual em cirurgia geral, pediátrica, vascular e torácica. 

O PS estadual fica na avenida Augusto Montenegro, s/n, no bairro Parque Verde, e é administrado pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Joelza Silva (Ascom PSRM)