São José Liberto recebe oficina de Flores Sustentáveis de Miriti dia 4 de abril
Curso será das 10h às 17h, com foco na valorização do trabalho de artesãos locais que produzem artesanatos regionais dentro da economia criativa paraense

No dia 4 de abril, o São José Liberto (ESJL) será palco de mais uma oficina de artesanato que utiliza o miriti como matéria-prima regional. Conhecido como o "isopor da Amazônia" devido à leveza de sua fibra, o miriti é extraído de uma palmeira nativa da região amazônica, a miritizeira ou buriti (Mauritia flexuosa), que pode alcançar até 30 metros de altura.
A iniciativa valoriza o trabalho dos artesãos locais, e busca aprimorar suas habilidades, fomentar a produção de artesanatos regionais e impulsionar a economia criativa paraense. A oficina será realizada no auditório do ESJL, das 10h às 17h.

O curso tem o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará (Sedeme), e será conduzido pelo renomado artesão Josias Plácido Alcântara Silva, mais conhecido como Mestre Pirias. Ele é natural de Abaetetuba, município reconhecido como a capital mundial do brinquedo de miriti, e vai compartilhar seu vasto conhecimento com os participantes.
O público-alvo da oficina inclui empreendedores locais, lojistas do ESJL e visitantes interessados em aprender as técnicas de manuseio da fibra de miriti. Durante a atividade, serão ensinadas técnicas exclusivas para a produção de flores artesanais sustentáveis, como o manuseio adequado da matéria-prima, corte, lixamento, modelagem, colagem, pintura, montagem das peças e acabamento.
Serviço:
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo telefone/WhatsApp (91) 9 8126-8355.
A oficina também conta com a parceria do Coletivo Amazônia Sustentável Pará, Miriti Amazônia e HB Design.