Delegados da PC fazem curso 'Gestores com Excelência' pela Escola de Governança do Pará
Iniciativa terminou, nesta sexta-feira (28), após duas semanas e incluiu aulas teóricas e práticas com carga horária de 40 horas

A Polícia Civil desempenha um papel fundamental na sociedade, sendo responsável pela investigação de crimes e pela manutenção da ordem pública. Diante disso, o Governo do Pará, por meio da Escola de Governança do Pará (EGPA), realizou o curso "Gestores com Excelência: Inteligência Emocional e Qualidade no Atendimento" para a turma da Academia da Polícia Civil (ACADEPOL). A programação terminou, nesta sexta-feira (28), após duas semanas, e incluiu aulas teóricas e práticas com carga horária de 40 horas.
“Falamos sobre a questão da gestão de pessoas, estratégias para gerir melhor as suas respectivas equipes, os procedimentos em torno da Delegacia, dentro da própria Delegacia e como eles podem lidar com os diversos públicos”, ressaltou Nelson Vieira, professor, psicólogo e treinador de inteligência emocional responsável pelas aulas.
Delegados e delegadas tiveram aulas práticas como análise SWOT. O delegado da Polícia Civil da Academia de Polícia, Waldir Freire, enfatizou que o curso quer aprimorar o atendimento das delegacias para o usuário.

“Na Academia de Polícia, no curso de formação, tem uma disciplina voltada à gestão. Nós estamos nos preparando atualmente para a COP 30 e achamos necessário que os gestores, que são os delegados de polícia, procurassem ter o conhecimento mais abrangente sobre gestão”, observou o delegado Waldir Freire.
A Academia de Polícia oferta cursos para a segurança pública, a exemplo de habilitação e manuseio de armamento da Polícia Civil, atividade vulnerável, entre outros.
“Nós temos essa proximidade a partir desse curso e certamente também nos colocamos à disposição, porque nós temos uma Academia de Polícia que tem diversos cursos e se a EGPA precisar de um termo de colaboração, estamos à disposição e, na nossa expertise, também, que é a segurança orgânica e física”, afirmou o delegado Waldir Freire.
Para Helvio Arruda, diretor-geral da EGPA, o curso possibilita a capacitação continuada, efetiva e eficiente. Pois promove o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos essenciais para o crescimento pessoal e para as demandas da administração pública.
"Quero agradecer a demanda do delegado Ricardo. Continuamos à disposição para os próximos desafios, que eu sei que já estão sendo projetados. Por último, quero parabenizar as senhoras e os senhores pela iniciativa de saírem do seu dia a dia de trabalho e aceitarem participar por mais 40 horas da capacitação", disse o diretor-geral, em discurso aos servidores.
A EGPA tem o objetivo de promover a formação, capacitação, treinamento e desenvolvimento dos servidores, empregados e gestores públicos em todo o Pará. Além das formações mensais ofertadas para os servidores em geral, a Escola realiza qualificações em parceria com os órgãos solicitantes.
São cursos formatados para atender às necessidades pontuais de cada área, com carga horária e conteúdo programático diferenciado, além da formatação de palestras, oficinas e eventos específicos para os temas solicitados.
Serviço:
A instituição interessada em realizar curso fechado deve enviar ofício para o gabinete da Escola de Governança. Mais informações podem ser obtidas no site da EGPA.