Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Regional de Oriximiná incrementa Serviço de Atendimento ao Usuário

Unidade da rede estadual de saúde pública aposta na comunicação permanente entre o paciente e o hospital para melhorias contínuas

Por Ascom (Governo do Pará)
28/03/2025 09h17

O Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus (HRMJ) tem se destacado na oferta de um atendimento humanizado e eficiente aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU). Desde a implantação do serviço, pacientes têm participado ativamente de pesquisas e buscado esclarecimentos junto à equipe hospitalar.
 
Moradora do município de Juruti, Andressa Almeida, de 23 anos, acessou o SAU durante uma consulta com um cirurgião geral e elogiou a iniciativa. “O atendimento foi muito bom, não tenho nenhuma queixa. Até indico para os meus familiares, pois a atendente esclareceu minhas dúvidas e as de outros pacientes que aguardavam consulta”, afirmou.
 

Canal de Diálogo e Aperfeiçoamento
 
O SAU funciona como um elo entre os usuários e o hospital, recebendo sugestões, reclamações, elogios e denúncias. De acordo com Erliane Silva, auxiliar administrativa do serviço, a equipe trabalha com pesquisas para avaliar a satisfação dos pacientes e esclarecer dúvidas sobre os serviços de saúde e encaminhamentos médicos.
 
“Nosso foco primordial é prestar esclarecimentos à população sobre o SAU e garantir um retorno aos pacientes no prazo de até três dias”, explicou Fernanda Almeida, enfermeira da qualidade e supervisora do serviço.
 

Atendimento Humanizado Também nos Leitos
 
O SAU também está presente no acompanhamento de pacientes internados, realizando abordagens diretamente nos leitos. “Quando somos acionados pela equipe de enfermagem, atendemos as demandas diretamente com os pacientes, garantindo um atendimento humanizado”, destacou Fernanda.
 

A enfermeira também participou, em março, do Encontro Nacional de Ouvidoria, em Brasília, onde trocou experiências sobre a implantação do serviço. “Foi um evento enriquecedor, especialmente para o fortalecimento da Ouvidoria do hospital”, pontuou.
 
Como Acessar o SAU do HRMJ
 
Os usuários podem acessar o SAU presencialmente no hospital de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, ou por meio dos seguintes canais de atendimento:
 
E-mail: [email protected]
Telefone: (93) 3191-0688 (Ramal 4)
 

Sobre o Hospital
Entregue há cinco meses pelo Governo do Pará, o HRMJ é referência em média e alta complexidade na região. A unidade tem 26 leitos de enfermaria e UTI, além de 16 leitos de acolhimento.
 
O hospital oferece atendimento multidisciplinar, com equipes de enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, psicologia e serviço social, garantindo um cuidado integral aos pacientes. Além disso, disponibiliza consultas ambulatoriais em especialidades como anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral, ginecologia, ortopedia e traumatologia, ampliando o acesso à saúde para a população de Oriximiná e região.

Texto de Uéliton Martins