Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Governo cria Grupo de Trabalho sobre políticas climáticas com foco em comunidades quilombolas

Iniciativa busca consolidar um modelo de sustentabilidade valorizando o conhecimento e a cultura dos povos tradicionais

Por Juliana Maia (SEIRDH)
27/03/2025 17h30

O Governo do Estado do Pará, em um marco para a governança ambiental, criou o Grupo de Trabalho Interinstitucional do REDD+ (GT-REDD+). A iniciativa, liderada pela Secretaria de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), tem como objetivo coordenar as contribuições regionais para a construção do Sistema Jurisdicional de REDD+ (SJREDD+).

O GT-REDD+ surge para assegurar que as Consultas Livres, Prévias e Informadas (CLPIs) sejam realizadas de forma transparente, respeitando, com isso, os direitos das comunidades quilombolas paraenses. A medida, oficializada pela Portaria Conjunta nº 729/2025, reforça o compromisso do Pará em garantir um desenvolvimento sustentável, participativo e sustentável.

A iniciativa se consolida como um modelo de sustentabilidade que valoriza o conhecimento e a cultura das comunidades tradicionais. O GT-REDD+ terá em sua composição representantes da Semas, da Seirdh e das comunidades quilombolas.

A criação do grupo reafirma o compromisso do governo estadual com um modelo inovador de desenvolvimento sustentável, que alia preservação ambiental, justiça social e participação ativa das comunidades tradicionais. Com o GT-REDD+, o Pará se consolida como referência na implementação de políticas climáticas alinhadas às melhores práticas globais.

O secretário da Seirdh, Jarbas Vasconcelos, acredita que a medida trará benefícios, além de valorizar os povos tradicionais. "Este é um grande avanço para o Pará, que se coloca na vanguarda das políticas ambientais e de igualdade racial. O GT-REDD+ será fundamental para construirmos um futuro sustentável e inclusivo", comemora o titular.