Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Estado amplia serviço de hemodiálise no Hospital Regional do Tapajós

Criação do 3º turno de atendimento beneficia a população da região e melhora a qualidade de vida de pacientes renais

Por Ascom (Governo do Pará)
27/03/2025 17h19
Francisca Roque, de 46 anos, paciente de hemodiálise

Com quatro anos de funcionamento, o Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, sudoeste do Pará, ampliou a oferta do terceiro turno de hemodiálise, permitindo que mais pacientes tenham acesso ao tratamento na própria região. Com essa ampliação, a capacidade do serviço aumentou em 50%, passando para 120 atendimentos, trazendo mais conforto e qualidade de vida aos pacientes.

A ampliação representa uma grande conquista para pessoas como Francisca Roque, de 46 anos, que realizava hemodiálise há nove anos em Santarém, na região do Baixo Amazonas. Agora, ela pode realizar o tratamento em sua cidade natal, Itaituba.

"Fiquei impressionada com a estrutura do HRT. Gosto até do lanche, que é muito gostoso. As técnicas de enfermagem são muito prestativas, e, além de estar perto da minha família, usufruo de um excelente serviço", exaltou.

Para tornar as sessões, que duram mais de quatro horas, mais leves e acolhedoras, o setor de nefrologia com sua equipe multi oferece atividades como musicoterapia, videoterapia, bingo e brincadeiras, promovendo bem-estar e distração aos pacientes. Segundo o gerente assistencial da unidade, Carlos Henrique, essas ações fazem parte do cuidado humanizado.

"Essas atividades são fundamentais para garantir que os pacientes tenham uma experiência mais tranquila e acolhedora durante o tratamento, contribuindo também para o aspecto emocional, que é essencial na terapia renal", destacou.

Jardel Silveira Medeiros, de 30 anos, paciente de hemodiálise

Jardel Silveira Medeiros, de 30 anos, também celebrou a mudança. Ele estava realizando hemodiálise em uma rede particular quando seus médicos recomendaram o Regional do Tapajós devido à excelente estrutura.

"Quando vim para o HRT, me senti em um hotel. Precisei ser internado por algumas complicações e não imaginava que o atendimento aqui era assim. Estou muito à vontade nas minhas sessões de hemodiálise e satisfeito com a estrutura. Se eu soubesse que era assim, teria vindo antes", afirmou.

Jefferson Barbosa, diretor-geral da unidade, ressaltou que, nos últimos seis meses, foram realizadas 5.633 sessões para mais de 80 pacientes e destacou a importância do novo turno.

 "Essa ampliação permite que possamos atender mais pessoas que necessitam desse tratamento tão essencial. Estamos fortalecendo o serviço e garantindo que os pacientes possam receber um atendimento de qualidade mais próximo de suas casas", enfatizou o diretor.

Administrado pelo Instituto Social Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o hospital tem 153 leitos, incluindo UTIs Adulto, Pediátrica e Neonatal, reforçando seu papel na oferta de serviços de saúde de excelência para a população.

Texto: Sammya Ferreira