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EDUCAÇÃO PARAENSE

Seduc promove encontro para fortalecer preparo da equipe escolar para o SAEB 2025

O encontro teve como objetivo fortalecer a preparação da equipe escolar, alinhando estratégias para garantir um bom desempenho nas próximas avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB)

Por Bianca Rodrigues (SEDUC)
27/03/2025 16h56

A valorização e o apoio contínuo à equipe escolar são essenciais para o sucesso de qualquer unidade de ensino. Com esse propósito, a Diretoria Regional de Ensino (DRE) Belém 5, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), realizou um encontro com diretores, vice-diretores pedagógicos e professores de Língua Portuguesa e Matemática, visando alinhar estratégias e fortalecer a preparação da equipe para as avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).

O evento reuniu mais de 100 profissionais da educação, que tiveram acesso a informações sobre as mudanças previstas para o SAEB 2025, incluindo a transição das matrizes de referência e as metas estabelecidas para melhorar os resultados no exame, um dos principais indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Jones Nogueira, dirigente regional de Ensino (DRE) Belém 5

"Para além das metas definidas pela Secretaria, fomos ainda mais ousados e estabelecemos desafios adicionais. Acreditamos que, com propósito e empenho, conseguiremos alcançar esses resultados. Nossa missão é grandiosa, e estamos determinados a conquistar o primeiro lugar. Tenho plena confiança de que, juntos, levaremos nosso estado ao topo do ranking", afirmou Jones Nogueira, dirigente da DRE Belém 5 da Seduc.

Durante o encontro, foram exibidos vídeos de unidades escolares da DRE Belém 5 e depoimentos de professores que obtiveram êxito em suas práticas pedagógicas e no desenvolvimento dos estudantes.

Elaine Lisboa, professora de Língua Portuguesa

A professora de Língua Portuguesa Elaine Lisboa, da Escola Brigadeiro Fontenelle, compartilhou sua experiência. "O sentimento é de realização. Planejar é uma coisa, mas traçar metas e alcançá-las é o verdadeiro desafio. Minha meta era sair do último lugar. Eu não aceitava que o Pará fosse rotulado dessa forma, especialmente sabendo do trabalho que realizamos e da capacidade dos nossos alunos. Por isso, reforcei a importância da participação deles na prova e o impacto de cada resultado no processo educacional. Pensar no futuro dos estudantes é uma responsabilidade ética. Embora eu possa sair da escola, estou contribuindo para a melhoria da educação. Foi um processo gratificante, e a meta continua agora, com foco em 2025".

Suzete Mesquita, vice-diretora pedagógica

Suzete Mesquita, vice-diretora pedagógica, destacou a importância do evento para o compartilhamento de estratégias. "Esse é um momento de troca, de aprendizado e de planejamento. Estamos juntos com nossa DRE, focados no aprendizado dos alunos, o mais importante."

SAEB 2025: mudanças e impacto no Ideb

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) vai além de uma simples prova: ele mede o desempenho dos alunos, influencia o Ideb e orienta o planejamento pedagógico das escolas públicas. Aplicado a cada dois anos, representa um desafio para instituições de ensino em todo o país.

Entre as mudanças previstas para 2025, destacam-se:

- Transição para matrizes alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no SAEB censitário (Língua Portuguesa e Matemática para o 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª e 4ª séries do Ensino Médio);

- Inclusão de testes e questionários em braile, além de atendimento especializado com ledor para alunos do 9º ano;

- Aplicação experimental de itens de resposta construída.

Evolução do Ideb e os desafios para 2025

Criado em 2007, o Ideb reúne dois indicadores essenciais para a educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O índice é calculado com base nos dados de aprovação escolar do Censo Escolar e nas médias de desempenho do SAEB, sendo divulgado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao MEC.

No Ensino Médio, o avanço dos estudantes paraenses foi expressivo. Em 2021, o Estado ocupava a penúltima colocação nacional (26º lugar). Com a nova amostragem, subiu para a 6ª posição, alcançando um Ideb de 4,3. O desafio agora é manter essa evolução e consolidar o ensino público estadual entre os melhores do país.