Workshop "De Onde Estou, Que Cinema Eu Quero Ser?" discute produção audiovisual na Amazônia
Atividade do Projeto Cinelab reflete sobre cinema independente, estéticas regionais e engajamento político

A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio da Coordenação de Artes Visuais e Audiovisual (CAAV), abre inscrições para o workshop "De Onde Estou, Que Cinema Eu Quero Ser?", atividade do projeto Cinelab ministrada pelo cineasta e pesquisador Mateus Moura. A atividade, gratuita e com emissão de certificado, ocorrerá no dia 12 de abril, das 9h às 19h, via Google Meet, com vagas limitadas a 15 participantes. As pré-inscrições seguem até 9 de abril neste link, e os selecionados serão notificados por WhatsApp no dia 10.
Voltado para artistas que desenvolvem trabalhos na área cinematográfica, o workshop abordará questões como cinema amazônico, produção independente e as relações entre arte e movimentos sociais. O conteúdo inclui desde a trajetória do ministrante — responsável por filmes como os produzidos pela Maria Preta Produtora — até discussões sobre "tecnologia do possível", estéticas da gambiarra e o "Manifesto Curau".
Com 15 anos de experiência, Moura propõe um diálogo sobre as particularidades de se fazer cinema na Amazônia. "É preciso pensar o audiovisual como ferramenta de resistência e invenção, especialmente em um território muitas vezes invisibilizado pelas narrativas hegemônicas", afirma o cineasta, que também é mestre em Artes pela UFPA. Sua dissertação, intitulada "Revisão crítica-onírica do território chamado Amazônia no sonho real de meias-verdades chamado Cinema", reflete esse compromisso com uma produção autoral e regional.
Além da formação teórica, o workshop incentivará trocas práticas entre os participantes, estimulando a criação de redes colaborativas. "A ideia é que cada um reflita sobre seu lugar no cinema e como pode contribuir para uma cinematografia que dialogue com nossas realidades", explica Moura.
A realização do "Cinelab" reforça o papel da FCP na promoção de espaços formativos e no fomento à produção artística local. Desde 2015, quando premiou o trabalho de Moura, a fundação tem apoiado iniciativas que ampliam o acesso à cultura e valorizam linguagens diversas.
Serviço:
Workshop "Cinelab: De Onde Estou, Que Cinema Eu Quero Ser?"
12/04 | 9h-13h e 15h-19h
Online (Google Meet) | 15 vagas
Inscrições grátis até 09/04 no link bit.ly/cinelab-mateus-moura
Público: Artistas com experiência em audiovisual
Certificado para 90% de presença