Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Santa Casa capacita equipe de enfermagem para garantir mais segurança aos pacientes

Oficina sobre as Práticas Organizacionais Obrigatórias busca capacitar todos os servidores do corpo de enfermagem

Por Etiene Andrade (SANTA CASA)
27/03/2025 14h22

Por meio de metodologias ativas de aprendizagem, como jogos e outras dinâmicas lúdicas, a Santa Casa do Pará realiza até esta quinta, 27, uma ampla capacitação sobre as Práticas Organizacionais Obrigatórias, chamadas de ROPs (do inglês Required Organization Practices). Com o objetivo de alcançar todos os profissionais de enfermagem do hospital, a oficina ocorre nos três turnos de trabalho utilizando seis stands correspondentes às áreas de segurança, dentro de uma cenário de simulação realística.

"A Oficina das ROPs tem o objetivo de disseminar e capilarizar as áreas de segurança e suas diretrizes, as práticas correspondentes e os testes de conformidade, para todos servidores do corpo de enfermagem de todas as áreas de serviço da Santa Casa. É uma prática fundamental que os serviços de saúde devem implementar para aumentar a segurança dos pacientes e minimizar os riscos, por isso, elas devem fazer parte da prática diária dos profissionais de enfermagem, bem como de toda a equipe de saúde", explica a coordenadora de enfermagem da Santa Casa, Benedita Martins.

A prática das ROPs engloba requisitos como a Padronização de processos, em que todos os setores trabalhem com as mesmas diretrizes, reduzindo variações e aumentando a eficiência; a Cultura de segurança – que fortalece a notificação de incidentes, a análise de causas-raiz e a prevenção de falhas; e a Melhoria contínua, com indicadores de desempenho e ciclos de avaliação que  permitem a constante evolução.

Recém-ingressa na Santa Casa, a enfermeira Carla Montalvão participa de sua primeira capacitação na instituição e considera a oficina necessária. "Isso é muito importante, porque a capacitação acrescenta ao nosso conhecimento sobre as práticas das ROPs na assistência. Mesmo quando já conhecemos é sempre importante o reforço dessas informações que trazem benefícios ao paciente e à instituição em si", afirma.

Além de contribuir para a maior segurança do paciente e para o aumento da qualidade dos serviços prestados, as ROPs são metas de segurança que podem garantir à Santa Casa a certificação internacional Qmentum, concedida pela Accreditation Canada e reconhecida globalmente, explica Camila Negrão, coordenadora de Qualidade da Santa Casa.

"Buscamos esse reconhecimento porque acreditamos que nossos pacientes merecem o melhor e que nossa equipe tem capacidade para entregar um serviço que se equipara aos melhores do mundo. Essa é a nossa missão, e é por isso que investimos nesse caminho. Além disso, essa certificação valoriza nossa instituição perante pacientes, colaboradores e parceiros, demonstrando transparência, credibilidade e compromisso com a assistência humanizada e baseada em evidências", conclui.