Secretaria de Municípios Sustentáveis leva workshop a Marabá
Marabá, no sudeste do estado, recebe nesta segunda (23) e terça-feira (24) o workshop ‘Melhoria da Situação Fiscal dos Municípios do Estado do Pará’, promovido pela Secretaria Extraordinária de Estado de Municípios Sustentáveis (SEMSU). A programação segue os mesmos moldes da que foi realizada em Belém, na última semana.
A assistência técnica destinada a apoiar os municípios a melhorarem o equilíbrio fiscal e se regularizarem junto ao Sistema Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC) é uma das frentes estruturantes do Programa Municípios Sustentáveis, executado pela SEMSU, com o intuito de fortalecer as gestões municipais para que elas possam gerir seus recursos de forma eficiente.
O treinamento, conduzido pela Secretaria Estadual de Administração (Sead), em parceria com a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), é feito pela Comunitas, organização social especializada na mobilização de lideranças para o desenvolvimento do País. O público-alvo são servidores municipais que tenham conhecimento da área administrativa e financeira, com capacidade para envolver gestores e respectivas equipes na implementação do projeto que vai contar com uma plataforma digital de auxilio à gestão.
Foram convidados a participar do workshop em Marabá os municípios de Curionópolis, Palestina do Pará, Rondon do Pará, São Geraldo do Araguaia, Canaã dos Carajás, São João do Araguaia, Xinguara, São Félix do Xingu, Abel Figueiredo, Itupiranga, Tailândia, Brejo Grande do Araguaia, Marabá, Pau D’Arco, Sapucaia, Rio Maria, São Domingos do Araguaia, Breu Branco, Dom Eliseu, Bom Jesus do Tocantins, Jacundá, Goianésia do Pará e Nova Ipixuna.
Serviço: Workshop “Melhoria da Situação Fiscal dos Municípios do Estado do Pará”
Local: Escola Estadual Anísio Teixeira
Período: 23 e 24 de outubr
Horário: 9h às 17h
Visita técnica - A Secretária de Municípios Sustentáveis, Izabela Jatene, chegou na manhã de domingo, 22, na região Sul do Pará, junto com os secretários Heitor Pinheiro e Noemia Jacob, das secretarias de Integração de Políticas Sociais (Seeips) e de Gestão Estratégica, respectivamente, e seguiu para a vila de Serra Pelada, no município de Curionópolis. A visita aos municípios faz parte de uma das etapas do Programa Municípios Sustentáveis para identificação de obras prioritárias e estruturantes.
Na ocasião a equipe governamental visitou o projeto de mineração da Colossus, que foi interrompido antes da conclusão das obras estruturantes. A equipe também esteve na Santa Casa de Misericórdia, uma pequena unidade de saúde que atende a comunidade e conheceu de perto algumas cooperativas como a Associação dos Apicultores e Meliponicultores de Serra Pelada (APIMESP) e a Associação das Mulheres Aliadas de Serra Pelada (AMASP), que produz artesanato.
A vice-presidente da AMASP, Elisangela de Oliveira, falou da importância dos cursos de capacitação para a comunidade. "Temos muitas pessoas desempregadas. Por isso temos necessidade de fortalecer as associações através de capacitação para os nossos cooperados ", avaliou.
É o artesanato que tem gerado uma fonte de renda extra para o garimpeiro Ivan Lima, que produz cadeiras, vasos e esculturas douradas que remetem à exploração do ouro na região. "Foi a forma que encontrei de manter essa história viva. Eu tenho certeza que aqui tem muito ouro, mas não tem trabalho, então esse é um dos meus trabalhos no momento", contou o maranhense Ivan Lima, que se mudou para o Pará na década de 80, no auge da 'febre do ouro'.
Após visitar as obras de uma escola estadual, a secretária Izabela Jatene conversou com a comunidade para entender um pouco mais as demandas do local. O encontro ocorreu na Casa do Professor. “A gente não caminha sozinho. Acredito que os processos são construídos de forma coletiva, por isso temos muitos parceiros que nos ajudam a fazer uma administração que integra as ações em uma agenda compartilhada”, destacou a titular da Semsu.
Para Izabela Jatene, o Brasil tem uma dívida social com a comunidade local. “Como nós vamos construir uma nova forma de desenvolvimento em que a forma de produção desenvolva a própria comunidade? Isso é algo desafiador, necessário e algo precisa ser feito logo”, avaliou a secretária que também visitou o Hospital Municipal de Curionópólis.
O prefeito de Curionópolis, Adonei Aguiar, acredita que é possível construir uma agenda compartilhada com o governo estadual e disse que a visita da Semsu ao município vai contribuir para a formatação dessa agenda. “É a primeira vez que temos a oportunidade de trabalhar nesse formato, com a avaliação de índices, da capacidade técnica e das necessidades da comunidade, para que o Governo invista no que realmente é necessário”, reiterou.