Cuidado odontológico no HC reduz casos de pneumonia associada à ventilação mecânica
Atuação integrada entre médicos e dentistas previne infecções e melhora a recuperação de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs)

A atuação integrada entre médicos e cirurgiões-dentistas no ambiente hospitalar tem se mostrado fundamental para a recuperação dos pacientes. No Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HCGV) essa abordagem multiprofissional inclui o cuidado odontológico dentro das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), reforçando a prevenção de infecções e promovendo a saúde bucal como parte essencial da saúde geral.
A necessidade dessa assistência especializada tornou-se evidente durante a pandemia da Covid-19, quando os médicos da UTI adulto enfrentaram desafios no controle das pneumonias associadas à ventilação mecânica (PAVs).
O intensivista Ademir Filho, chefe da UTI adulto, explica como essa percepção levou à implantação do serviço odontológico na unidade. “Quando fomos impactados pela pandemia, observamos que os pacientes de UTI apresentavam uma alta incidência de pneumonias associadas à ventilação mecânica (PAV). Eram casos graves, que demandavam o uso prolongado de antibióticos, levando a um aumento da resistência bacteriana".

"Diante desse desafio, buscamos intervenções que pudessem reverter a situação, e encontramos nos protocolos de prevenção de PAVs uma recomendação com alto nível de evidência científica: a assistência odontológica. Então, solicitei a presença de um odontólogo na nossa equipe”, explicou o médico.
Resultados comprovados - A implantação do serviço logo demonstrou resultados expressivos. “Após aproximadamente dois meses da introdução da odontologia na UTI, já observamos uma queda relevante nos casos de PAVs. Seis meses depois, conseguimos zerar esses casos. Foi um resultado surpreendente, diretamente ligado à incorporação do odontólogo na equipe”, destacou Ademir.
Diante desse impacto positivo, a direção do hospital ampliou a presença de dentistas para outras unidades críticas, tornando-se referência na adoção dessa prática. “Hoje o HC conta com odontólogos plantonistas em cada setor crítico, incluindo a Unidade Coronariana (UCA), a urgência cardiológica e a UTI pediátrica. A partir desse momento, o HC se tornou um pioneiro nesse modelo inovador de assistência”, complementou.

A implementação do serviço odontológico no HC foi iniciada na UTI adulto pela cirurgiã-dentista Ana Virgínia Corrêa. Ela desenvolveu o serviço junto com o doutor Ademir. A dentista relembra os desafios e conquistas da iniciativa. “Tivemos muitos desafios ao longo desses 3 anos que o serviço existe dentro da uti, porém, em equipe, conseguimos superá-los. É interessante frisar, que logo nos primeiros meses que passei a compor a equipe multiprofissional da uti, zeramos o quadro de PAV”, disse Ana Virgínia.
“Passamos a fazer capacitações para toda equipe três vezes ao ano no intuito de prevenir possíveis infecções causadas pela microbiota da cavidade oral do paciente em estado crítico como ação preventiva e também para proporcionar melhor conforto a esses pacientes que se encontram com um quadro de saúde tão delicado”, complementou.
Odontologia hospitalar como aliada na recuperação dos pacientes
A atuação odontológica dentro das UTIs do HC tem como principal foco a remoção de focos infecciosos orais que possam comprometer a recuperação dos pacientes. A cirurgiã-dentista Márcia Blanco, chefe do serviço de odontologia da instituição, ressalta os benefícios desse trabalho.
“O atendimento odontológico no HC é realizado tanto em consultório convencional quanto à beira do leito das enfermarias e UTIs. A remoção de infecções orais melhora a resposta ao tratamento médico, reduz significativamente os casos de PAVs e proporciona maior conforto oral e qualidade de vida aos pacientes”, explica Márcia Blanco.
A cirurgiã-dentista Hiam Ghassan, que integra o serviço de odontologia do HCGV, também reforça a importância da abordagem multiprofissional para a segurança do paciente. “A integração entre médicos e dentistas dentro do ambiente hospitalar é essencial para garantir um cuidado mais completo, seguro e humanizado. Essa atuação conjunta desempenha um papel fundamental na prevenção e controle de infecções, além de contribuir para uma recuperação mais rápida e eficaz”, destaca Hiam.
Com essa iniciativa, o Hospital de Clínicas reafirma seu compromisso com um atendimento hospitalar humanizado e de excelência, garantindo que cada paciente receba um cuidado completo e seguro durante sua internação.