Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PRODUÇÃO AUTORAL

São José Liberto recebe 4ª Edição da Feira Amazônia Criativa no domingo (6)

Iniciativa quer incentivar e democratizar o trabalho de empreendedoras da moda circular, de estilistas e artesãos paraenses, fortalecendo a economia criativa

Por Aldirene Gama (SEDEME)
27/03/2025 09h34
Anfiteatro Coliseu das Artes do Espaço São José Liberto recebe Feira Amazônia Criativa, das 10h às 15h, do dia 6 de abril

O Espaço São José Liberto (ESJL) será o palco, no domingo, 6 de abril, das 10h às 15h, da quarta edição da Feira Amazônia Criativa. O evento destaca a moda circular, autoral e sustentável no estado do Pará. A iniciativa visa fomentar e democratizar o trabalho de empreendedoras da moda circular, além de estilistas e artesãos paraenses, fortalecendo a economia criativa e promovendo práticas sustentáveis no setor.

Cerca de 30 empreendedores locais participarão da exposição, trazendo moda sustentável, circular e autoral. Além disso, estarão presentes empreendedores da gastronomia regional e do artesanato, oferecendo uma ampla gama de produtos que refletem tanto a identidade regional quanto a nacional.

O evento é promovido pela Casa Circular, com correalização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), responsável pela gestão do ESJL. A feira reunirá talentos locais que desenvolvem peças exclusivas a partir de processos sustentáveis, como o reaproveitamento de materiais, o uso de fibras naturais da Amazônia e técnicas artesanais tradicionais.

A programação do evento oferecerá um espaço para a comercialização de produtos, troca de experiências e networking entre criadores, consumidores e investidores do setor da moda. Além disso, serão realizadas rodas de conversa, oficinas e palestras, abordando temas como economia circular, consumo consciente e valorização da identidade amazônica na moda.

“A Feira Amazônia Criativa surge como um movimento dedicado à valorização do design paraense e ao incentivo de uma moda mais responsável, alinhada aos princípios da sustentabilidade e da economia circular. Com o objetivo de dar visibilidade a esses profissionais e criar oportunidades reais de crescimento para o setor, o evento reafirma o compromisso do estado com o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da cadeia produtiva da moda. Além disso, busca garantir que a criatividade local seja reconhecida e impulsionada para alcançar novos mercados. Estamos comprometidos em promover esse avanço”, reforça Sherry Brom Rodrigues, diretora de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços (DDCIS/Sedeme).

Liliane Obando, turismóloga e empresária da moda circular, cofundadora e proprietária da Casa Circular, destaca que a iniciativa promove marcas regionais que trabalham com moda consciente, abrangendo tanto vestuário quanto acessórios. O trabalho de designers, artesãos e artistas paraenses é divulgado, valorizando a produção local.

“Além disso, busca-se impactar positivamente a sustentabilidade da moda na capital, unindo moda e responsabilidade ambiental por meio da moda circular, autoral e consciente", afirma. Com a reutilização de materiais, redução de resíduos gerados e incentivo à inclusão social, a moda circular desponta como um grande potencial para a geração de negócios inovadores e sustentáveis, contribuindo para um futuro mais ecológico e inclusivo”, reforça Liliane

Serviço:

A quarta edição da Feira Amazônia Criativa, acontecerá dia 6 de abril, das 10h às 15h, no Espaço São José Liberto (ESJL), Praça Amazonas, no bairro do Jurunas, em Belém.