'Vitória' filme com Fernanda Montenegro estreia no Cine Líbero Luxardo nesta quinta-feira (27)
Outros destaques da programação são “Milton Bituca Nascimento” documentário que retrata a última turnê do cantor Milton Nascimento e uma sessão especial do projeto janelas com o filme “Tarde Demais Meu Amor”.
O Cine Líbero Luxardo, na sede da Fundação Cultural do Pará (FCP), em Belém, inicia sua nova programação nesta quinta-feira (27) com três grandes estreias: "Vitória", estrelado por Fernanda Montenegro, o documentário "Milton Bituca Nascimento", que retrata a última turnê do cantor Milton Nascimento, e uma sessão especial do suspense "Tarde Demais, Meu Amor", dirigido por Christofer Pallu.

"Vitória" - Do diretor Andrucha Waddington, o filme conta a história de uma senhora solitária, interpretada por Fernanda Montenegro, que começa a filmar a movimentação de traficantes de drogas nas ruas do Rio de Janeiro a partir da janela de sua casa. Preocupada com o aumento da violência na cidade, ela decide colaborar com a polícia registrando a ação criminosa. Sua atitude, inesperada, atrai a atenção de um jornalista, que passa a ajudá-la na missão. O filme é inspirado em uma história real, e a revelação, em 2023, de que a verdadeira Vitória, Joana Zeferino da Paz, era uma mulher negra, gerou grandes debates nas redes sociais. Porém, segundo relatos, Joana teria ficado honrada por ver Fernanda Montenegro interpretando sua história no cinema.

"Milton Bituca Nascimento" - No documentário da diretora Flávia Moraes, celebra a despedida de Milton Nascimento dos palcos, acompanhando sua última turnê. A obra busca entender a complexidade simples de sua música e os mistérios que permeiam sua obra, convidando o público a refletir sobre a alma brasileira. O filme também explora a dimensão global de Milton, destacando a comoção que ele desperta em seus fãs e investigando suas raízes musicais nas profundezas do Brasil.
No dia 29, o Cine Líbero Luxardo apresenta uma sessão especial do suspense "Tarde Demais, Meu Amor", que se passa em uma cidade dominada pelo crime e pela corrupção. O filme acompanha o delegado Hélio, que sonha em livrar sua cidade das garras de Paulo, dono de um bar que serve como fachada para atividades criminosas. No centro do drama está Mariana, uma dançarina que deseja deixar a cidade e o passado sombrio que a marca, mas acaba presa nas tramas de crime e corrupção. A história também envolve seu irmão, um capanga de Paulo, que está desaparecido e sendo perseguido pelo delegado.

"Onda Nova" - Por fim, em uma única sessão no dia 01/04 acontecerá a pré-estreia de "Onda Nova", uma comédia dirigida por Ícaro C. Martins e José Antonio Garcia. Onde um grupo de onze mulheres formam o Gayvotas Futebol Clube, um time de futebol feminino patrocinado por um clube profissional. Após quatro décadas banidas do esporte, o longa acompanha a vida das jogadoras dentro e fora dos campos, em meio a alegrias e tristezas de uma ditadura militar em 1983. Além dos problemas pessoais, o longa mostra elas enfrentando também os preconceitos de uma sociedade conservadora e precisam treinar para se preparar para um jogo internacional simbólico.
Confira a programação:
27/03
16h10: MILTON BITUCA NASCIMENTO
20h: VITÓRIA
28/03
17h30: VITÓRIA
29/03
17h30: MILTON BITUCA NASCIMENTO
19h30: SESSÃO ESPECIAL: "TARDE DEMAIS, MEU AMOR", ENTRADA FRANCA (Resp: Cirilo)
30/03
18h: VITÓRIA
20h: MILTON BITUCA NASCIMENTO
31/03
16h: VITÓRIA
18h: MILTON BITUCA NASCIMENTO
20h: VITÓRIA
01/04
16h: MILTON BITUCA NASCIMENTO
18h: VITÓRIA
20h: ONDA NOVA / PRÉ-ESTREIA
02/04
16h: VITÓRIA
18h: MILTON BITUCA NASCIMENTO
20h: VITÓRIA
Serviço:
Cine Líbero Luxardo
Avenida Gentil Bittencourt, 650 | (Fundação Cultural do Pará) - Nazaré - Belém/Pará
Ingresso: Inteira: R$ 12,00 | Meia: R$ 6,00
Pagamento: Excepcionalmente nesta semana a bilheteria receberá apenas pagamentos em dinheiro
A bilheteria abre uma hora antes das sessões | Lotação: 98 lugares
Não é permitido o consumo de alimentos e bebidas na sala de exibição
Realização: Fundação Cultural do Pará | Governo do Estado do Pará.