Polícia Civil do Pará realiza encontro para promover o combate às infrações ambientais
A proposta é fortalecer a integração entre as instituições e ampliar a capacidade de enfrentamento a infrações como queimadas ilegais, desmatamento e mineração clandestina, crimes que afetam diretamente o equilíbrio ambiental global
A Polícia Civil do Pará iniciou nesta quarta-feira (26), a programação do "I Encontro Interinstitucional sobre Crimes Ambientais do Pará: perspectivas e desafios, um evento inédito na área da segurança pública voltado à proteção do meio ambiente". A iniciativa reúne diversos órgãos estaduais e federais, como Ibama, Defensoria Pública, Polícia Militar, Polícia Federal e Ministério Público, além de secretarias municipais de meio ambiente, para debater estratégias de prevenção e combate a crimes ambientais.
O delegado-geral da Polícia Civil, Walter Resende, enfatizou a importância da iniciativa. "A proteção ambiental é um desafio que exige cooperação e inteligência. Estamos fortalecendo nossas estratégias e capacitando nossos servidores para atuar de forma cada vez mais eficaz na preservação do meio ambiente".
A realização do encontro acontece nos dias 26 e 27 de março (quarta e quinta-feira), em um momento crucial para a Amazônia e o Pará, que se preparam para sediar a Conferência Mundial do Clima - COP30. A proposta é fortalecer a integração entre as instituições e ampliar a capacidade de enfrentamento a infrações como queimadas ilegais, desmatamento e mineração clandestina, crimes que afetam diretamente o equilíbrio ambiental global.
"Nosso compromisso é ampliar a fiscalização e aperfeiçoar o uso da tecnologia na prevenção e repressão dos crimes ambientais. Esse evento representa um marco para a segurança pública e a defesa do meio ambiente", destacou o delegado Dilermano Tavares, titular da Demapa.
A Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) tem se destacado como referência no combate a crimes ambientais na região norte do país. Por meio dos investimentos do Governo do Estado e da parceria com o Núcleo de Inteligência Policial (NIP), a especializada alcança avanços eficazes na identificação e repressão de crimes ambientais, consolidando a atuação da segurança pública nesse setor.
"Este é o primeiro evento da segurança pública voltado exclusivamente ao meio ambiente. Um passo fundamental para consolidar a atuação integrada entre os órgãos, garantindo resultados ainda mais eficazes. A PCPA, através da Demapa, está de parabéns pela programação e organização do encontro", explicou o titular da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Ualame Machado.
O evento foi realizado com apoio da Academia de Polícia (Acadepol) da PCPA e da Segup.
A Polícia Civil segue comprometida com o desenvolvimento de ações estratégicas que garantam a preservação dos recursos naturais e o combate às práticas ilícitas que ameaçam a biodiversidade amazônica.
Texto: Junior Guerra (estagiário sob supervisão de Jeniffer Terra - Ascom/PC)