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Obras na Estação Cidadania Guamá avançam para aprimorar atendimentos

Os serviços na infraestrutura do espaço, que recebe milhares de pessoas a cada mês, alcançam quase 19% de execução

Por Bianca Buenaño (SEPLAD)
24/03/2025 13h35
Projeto da nova Estação Cidadania Guamá: maior eficiência e mais qualidade nos serviços oferecidos

A fim de oferecer um espaço com mais comodidade, tecnologia e acessibilidade à população, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), avança, conforme o cronograma estabelecido, com as obras de modernização da unidade da Estação Cidadania Guamá, em Belém.

Com cerca de 19% dos serviços já executados, o que inclui a impermeabilização de calhas e rufos, garantindo proteção contra infiltrações e aumentando a durabilidade das estruturas; revitalização total do telhado; remoção e preparação de pisos, revestimentos e forros antigos para instalação de novos acabamentos e início da adequação das redes elétrica e hidrossanitária.

Obras de melhoria da infraestrutura avançam para beneficiar ainda mais a população

“A modernização da Estação Cidadania do Guamá representa um grande avanço na oferta de serviços públicos para a população. Esse espaço atende milhares de pessoas todos os meses, e nossa prioridade é garantir que cada cidadão tenha acesso a um atendimento mais ágil, confortável e eficiente. Além de beneficiar diretamente os usuários, essa obra também valoriza os servidores que atuam na unidade, proporcionando um ambiente mais estruturado e adequado para o trabalho. Seguimos comprometidos em ampliar e melhorar os serviços prestados, sempre buscando mais qualidade e acessibilidade para todos”, informou Kleber Lara, coordenador-geral das Estações Cidadania.

Eficiência e qualidade - As obras em andamento reforçam o compromisso do Governo do Pará em aprimorar os serviços públicos oferecidos aos cidadãos, investindo na modernização de espaços que desempenham papel fundamental na prestação de atendimento eficiente e de qualidade aos cidadãos paraenses, como as Estações Cidadania.

“Ter tudo em um só local é um ganho de tempo. Eu já consegui vários atendimentos aqui na Estação Cidadania. Já utilizei serviços da Equatorial (concessionária de energia), do Detran (Departamento de Trânsito) e do Banpará (Banco do Estado), e não tenho nada a reclamar, pois o atendimento sempre foi ótimo. Agora, a minha expectativa, depois dessa reforma, é que melhore ainda mais a nossa vida e venham mais opções de serviços dos órgãos para cá”, disse Neide Cruz, beneficiada pelos serviços.

A Estação Cidadania do Guamá está entre as três unidades com o maior percentual de atendimentos na Região Metropolitana de Belém, com cerca de 39 mil serviços oferecidos apenas em 2024. A unidade disponibiliza emissão de carteira de identidade (RG), atendimento ao consumidor, acesso ao seguro desemprego e outros serviços garantidos por órgãos estaduais.

Elivandro Cristhian é usuário dos serviços da Estação

Aquece o comércio - “Já utilizei muitos serviços aqui na Estação, como o da Equatorial e Detran, mas principalmente o do Banpará. A gente, que é feirante, sempre usa o Banpará, porque temos conta nele, e precisamos desse banco aqui. Sem contar que o movimento de pessoas aumenta por conta da Estação Cidadania, o que nos ajuda a vender bem. Com certeza, é um espaço muito útil para todos nós”, contou Elivandro Cristhian, feirante há 20 anos.

Durante o período de obras, os atendimentos foram temporariamente suspensos na unidade do Guamá. Para garantir a continuidade dos serviços, a população pode buscar atendimento nas demais unidades da Estação Cidadania em Belém - de São Brás e nos shoppings Pátio Belém e Grão-Pará.