Atleta paraense é convocado para a seleção brasileira de judô
O atleta paraense de judô Elder Cesar de Melo, de 14 anos, foi convocado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para um período de treinamentos em janeiro de 2016 na seleção brasileira juvenil de judô, na categoria super ligeiro, na cidade de Pindamonhangaba, em São Paulo. O judoca é aluno do 9° ano da Escola Estadual Camilo Salgado, localizada no bairro do Jurunas.
O jovem atleta chamou atenção dos técnicos após as lutas que fez nos Jogos Escolares da Juventude, em Fortaleza, no período de 3 a 12 de setembro. O atleta garantiu o bronze na categoria super ligeiro, de até 36 kg.
O judoca recebeu a notícia da convocação na última semana. “Fiquei muito feliz com a notícia da convocação, que não é só minha, é também da minha família que sempre me apoiou e de todos que me ajudaram a estar aqui”, disse emocionado.
O judoca Elder Melo já conta com títulos importantes na sua curta carreira no esporte. Além do bronze nos Jogos Escolares da Juventude, o atleta conquistou no início deste ano a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro Sub-15, realizado em Cuiabá-MT, e em 2013, com 12 anos, Elder sagrou-se campeão do Sul-americano de Judô no Chile.
Trajetória - O atleta começou a praticar a arte marcial com seis anos de idade, com o professor Gilberto Cruz, através de um projeto de judô da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), na escola de samba Rancho.
Segundo José Baeta, um dos técnicos que acompanhou Elder nos Jogos Escolares da Juventude, os jogos nacionais funcionam como uma grande vitrine para os jovens atletas do país inteiro e uma boa atuação pode garantir o futuro de muitos. “Os Jogos Escolares da Juventude é uma grande oportunidade para esses jovens conseguirem serem vistos no esporte e ganharem destaque nacional. O Elder é uma grande prova dessa superação, pois é um atleta dedicado, sendo merecida a convocação”, destaca Baeta.
O campeão e vice de cada categoria garantem vaga automaticamente na convocação. No caso do paraense, que ficou em terceiro lugar, as suas habilidades técnicas nas lutas chamaram atenção do Comitê Olímpico Brasileiro e da Federação Brasileira de Judô e contribuiu para a sua convocação.
Os treinos na seleção brasileira começam em janeiro de 2016. Caso o jovem tenha um bom desempenho, fará parte da seleção com mais quatro atletas da sua categoria, que irão representar o Brasil nas competições internacionais de judô do próximo ano.