Mostra de bandas em Icoaraci apresenta trabalho de musicalização
Mais de mil pessoas participaram da 6ª Mostra de Bandas de Icoaraci, que ocorreu no sábado (19), na Praça Matriz, com a participação de estudantes de escolas públicas estaduais que mostraram toda musicalidade e afinação. O evento foi promovido pela 12ª Unidade Seduc na Escola (USE) e Agência Distrital de Icoaraci, em parceria com a Prefeitura de Belém e o Núcleo de Esporte e Lazer da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
A programação teve a participação de onze bandas e um público aproximado de 600 pessoas. Segundo a organização, cada grupo teve 15 minutos de apresentação, mais três minutos para o encerramento, totalizando 18 minutos. A primeira banda a se apresentar foi a da Escola Estadual Colônia do Fidelis, de Outeiro, seguida da banda da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima II, do bairro Agulha.
A banda marcial da Escola Estadual Avertano Rocha, uma das mais aguardadas pelo público, animou o público com interpretações das canções "I Will Survive", de Gloria Gaynor, e "Menina Veneno", de Ricthie. Na ativa desde 1963, a premiada banda é coordenada pelo professor João Batista e tem na regência o ex-aluno da escola Dennison Souza.
A banda da Escola Estadual Professora Fernanda Souza Oliveira, que participa de um projeto evangélico há quatro anos, mostrou ao público o resultado desse trabalho. Os professores Patrícia Roffé e Willian Duarte coordenam a iniciativa, que incentiva os jovens a manterem a disciplina, o foco e a determinação no dia a dia dos ensaios da banda de percussão.
Os 40 músicos da Escola Estadual Teodora Bentes foram os penúltimos a se apresentarem, com um pout-pourri de carimbó da Banda Calypso, num trabalho que, além de formar músicos, incentiva os jovens a darem sequência à carreira, por meio da participação de eventos durante o ano todo. A banda da Escola Estadual João Batista encerrou a apresentação das bandas estaduais.
Bandas independentes também participaram do evento, entre elas a Taiyo Ongakutai e a Nova Era Kotekitai. A Escola Municipal Avertano Rocha, conhecida como “Avertaninho”, também se apresentou.