Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARCERIA

Hemopa realiza campanha de doação de sangue com a Faculdade Costomopolita

Mobilização incentiva novos doadores e reforça estoques para atender pacientes no Estado

Por Aline Seabra (HEMOPA)
20/03/2025 17h07

Para reforçar os estoques de sangue e incentivar a solidariedade, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) promoveu, nesta quinta-feira (20), uma campanha de doação em parceria com a Faculdade Costomopolita, localizada no bairro da Marambaia, em Belém. A ação contou com uma sala montada especialmente para atender os doadores, garantindo conforto e segurança durante todo o processo.

A iniciativa faz parte do cronograma de campanhas externas do Hemopa, que busca facilitar o acesso dos voluntários à doação e sensibilizar a população sobre a importância de manter os estoques abastecidos. O sangue coletado será utilizado no atendimento a pacientes em tratamento clínico, cirúrgico e emergencial na rede hospitalar do Estado.

Perla Santa Rosa, assistente social da Gerência de Captação de Doadores da Fundação Hemopa

A parceria com a Faculdade Costomopolita permitiu mobilizar estudantes, professores e a comunidade acadêmica para a causa. Segundo Perla Santa Rosa, assistente social da Gerência de Captação de Doadores da Fundação Hemopa, essa é a segunda campanha realizada na instituição. “A primeira campanha foi um sucesso e nós estamos retornando com essa parceria. Fizemos uma excelente articulação com o coordenador e também uma sensibilização com os alunos, e estamos com uma expectativa muito boa para que participem”, afirmou.

Coordenador de Extensão da Faculdade Costomopolita, Georges Dias

O coordenador de extensão da Faculdade Costomopolita, Georges Dias, destacou a importância da doação de sangue e o compromisso da instituição com a causa. “A Faculdade Costomopolita tem muito clara essa visão, que a doação de sangue é um ato de amor e solidariedade, e que salva vidas. Em nossa última campanha, tivemos um resultado incrível: mais de 250 pessoas compareceram para doar sangue, resultando na coleta de 200 bolsas, impactando diretamente centenas de vidas. Esse sucesso mostra nosso compromisso com a responsabilidade social e a construção de uma sociedade mais humana. Hoje, nesta nova campanha, esperamos superar esses números, mas, independentemente disso, seguimos firmes no compromisso com essa causa”, ressaltou.

Estudante do curso de farmácia, Marlene Josino

A estudante do curso de farmácia, Marlene Josino, participou da campanha, e destacou a emoção de doar sangue novamente. “Doar sangue é um ato de amor, e para mim, como estudante de Farmácia, tem um significado ainda mais especial. Saber que minha futura profissão está diretamente ligada ao cuidado com a saúde me motiva a fazer a diferença sempre que possível. Hoje, ao ver a Hemopa pela segunda vez na nossa universidade, senti uma enorme alegria e gratidão por essa oportunidade de doar novamente”, afirmou.

As parcerias com instituições de ensino têm sido um dos principais focos das campanhas externas do Hemopa. Jovens universitários representam um grande potencial de novos doadores e podem se tornar doadores regulares ao longo da vida. A sensibilização dentro do ambiente acadêmico fortalece a consciência sobre a importância da doação e contribui diretamente para a manutenção dos estoques de sangue.

Serviço - Para doar sangue, os voluntários precisam atender a alguns requisitos, como ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 kg e estar em boas condições de saúde. Menores de idade devem apresentar autorização dos responsáveis. Além disso, é necessário estar alimentado e portar um documento oficial com foto. A população também pode procurar diretamente os postos fixos de doação em Belém e outras unidades no interior do estado.