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HGT reforça segurança assistencial com ação sobre identificação correta do paciente

Iniciativa do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) objetiva prevenir eventuais erros e garantir a correta identificação dos pacientes

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
20/03/2025 09h01

O Hospital Geral de Tailândia (HGT) promoveu, nos dias 18 e 19 de março, uma ação voltada à conscientização sobre boas práticas na identificação do paciente. A iniciativa, organizada pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), objetivou reforçar ainda mais a segurança assistencial, prevenindo erros e garantindo a correta identificação dos pacientes atendidos na unidade hospitalar, minimizando riscos e promovendo uma assistência ainda mais segura.

A iniciativa foi direcionada a todos os colaboradores do HGT, abrangendo diversos setores. Durante a programação, foram utilizadas dinâmicas interativas para facilitar o entendimento dos participantes. Entre as atividades, destacaram-se perguntas e respostas sobre identificação correta, adaptadas para cada setor, e o uso de um recurso visual representado por uma mão com pulseira de identificação, onde foram indicadas as informações essenciais que devem constar na pulseira de identificação do paciente.

A enfermeira do NQSP, Marayza Nunes, ressaltou a importância de envolver todos os profissionais da unidade hospitalar na adoção dessas medidas. “A correta identificação do paciente é um dos pilares da segurança assistencial. Essa ação visa garantir que todos compreendam e apliquem os protocolos de forma adequada, minimizando riscos e promovendo uma assistência mais segura”, afirmou.

Além dos colaboradores, a ação também envolveu usuários que aguardavam atendimento na unidade. Durante as atividades, foram apresentados os procedimentos corretos de identificação do paciente.

Aprovação - A acompanhante do paciente Silvio Rogério, 53 anos, Maria Lúcia, participou da iniciativa e destacou a relevância das informações repassadas. "A palestra foi muito esclarecedora. Eles explicam tudo direitinho e ajudam a tirar nossas dúvidas. É muito importante ter essas palestras para orientar os profissionais da saúde e nós usuários, garantindo que tudo seja feito do jeito certo, sem erro. A saúde precisa de atenção e também de cuidado, e essa orientação diária é fundamental para evitar problemas", comentou a acompanhante.

Ao todo, a ação contou com a participação de 304 pessoas, entre colaboradores e usuários. Ao término, os participantes receberam lembranças simbólicas. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações realizadas mensalmente no HGT para assegurar uma assistência cada vez mais segura e de qualidade.

"A informação e a atualização contínua são fundamentais para minimizar riscos e promover uma assistência de excelência. Essa iniciativa reforça a importância da capacitação constante dos nossos profissionais, garantindo que os protocolos sejam seguidos com precisão e que possamos oferecer um cuidado cada vez mais seguro e eficiente aos nossos pacientes", enfatizou Eduardo Pereira, diretor executivo do HGT.

Metas Internacionais pela segurança do paciente:
• Identificar o paciente corretamente
• Melhorar a eficácia da comunicação
• Melhorar a segurança dos medicamentos de alta-vigilância
• Assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto
• Reduzir o risco de infecções associadas a cuidados de saúde
• Reduzir o risco de danos ao paciente, decorrente de quedas

Serviço:

O Hospital Geral de Tailândia é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 99395-4813.