Pronto-Socorro estadual inicia serviço inédito para crianças: a cirurgia bucomaxilofacial
Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial da unidade está disponível para crianças, público que não tinham cirurgias desse tipo em um Hospital Pronto-Socorro

O Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM) realizou, na tarde da terça-feira (18), a primeira cirurgia bucomaxilofacial pediátrica da unidade de urgência e emergência, um serviço que, a partir de agora, está disponível para a população pediátrica no PS estadual.
A cirurgia é o segundo procedimento realizado pelo Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial (SCB) da unidade de saúde, que iniciou as suas atividades no início deste mês de março, com uma cirurgia em um paciente adulto. O Serviço está pronto para atender pacientes com infecções graves e agudas, que acometem as estruturas orofaciais e cavidade bucal.
Morador de Bragança, o menino Warlem Kailson da Silva Oliveira, 10 anos, foi internado no PSRM no dia 6 deste mês, com uma infecção grave causada por um abscesso em um dente. A mãe do paciente, Marcilene da Silva, contou que a situação do filho melhorou, até que a criança pudesse ser submetida à cirurgia.
Ela conta que estava ansiosa pela cirurgia. "Meu filho chegou no hospital com o rosto inchado e com febre. Nesses dias em que ficou sendo tratado aqui no Pronto-Socorro, até hoje, ele já melhorou bastante, nem se compara, mas a cirurgia é necessária para resolver o problema de saúde dele. Estou feliz, pois sei que depois da cirurgia, ele ficará totalmente curado. Agradeço até aqui, por tudo que os profissionais fizeram. E agradeço mais ainda, pela cirurgia, que é a oportunidade que Deus e o Pronto-Socorro estão dando para ele continuar vivo, pois essa cirurgia vai salvar a vida do meu filho".

O cirurgião bucomaxilofacial, Célio Cunha, disse que o problema de saúde de Warlem, é um caso delicado de infecção que acomete os ossos maxilomandibulares, conhecido como Osteomielite- infecção do osso, causada por bactérias, fungos ou vírus.
O doutor explicou que os sintomas mais comuns da osteomielite são dores intensas e constantes, edema, vermelhidão local, febre, calafrios e perda de funcionalidade. "É uma doença que pode ser difícil de tratar e ter consequências graves. Por isso, requer intervenção cirúrgica agressiva para remover tecidos mortos e facilitar a recuperação dos pacientes".
"O uso de antibióticos com doses elevadas e por tempo prolongado são meios de tratamentos dessa doença. O procedimento ocorreu conforme esperado, e o paciente Warlem Oliveira continuará por cerca de mais 5 dias no PSRM, acompanhado pela equipe, durante tratamento de antibioticoterapia, até que tenha alta e possa continuar o tratamento medicamentoso em sua casa", destaca o especialista.
O diretor técnico do Pronto-Socorro, Fábio Sampaio, o Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial observa a importância do serviço. "Considero o novo serviço uma grande conquista para Belém e região metropolitana. Por isso, é uma grande satisfação e honra, para mim, enquanto responsável técnico do PSRM, dar essa notícia, e informar que disponibilizamos o atendimento também a pacientes pediátricos".
"Inclusive, entre os Prontos-Socorros, os serviços cirúrgicos dos especialistas em cirurgia bucomaxilofacial só estão disponíveis no nosso Pronto-Socorro. Com isso, temos certeza que vamos avançar na qualidade e assistência à população, contribuindo de sobremaneira para a saúde pública", pontua o diretor.
O cirurgião bucomaxilofacial, Diego Pacheco, coordenador do novo serviço no PSRM, juntamente com Célio Cunha, também reiterou que Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial está disponível para pacientes pediátricos.
No PSRM, os cirurgiões do SCB já estão atuando junto às alterações clínicas, cirúrgicas e hemorrágicas da rede de assistência, que fazem parte do Sistema Único de Saúde, com atendimento de urgência e emergência, disponível durante as 24h do dia.
"Os pacientes clínicos, infectados, que precisarem da especialidade de bucomaxilofacial, para fazer algum procedimento cirúrgico, drenagens, entre outras condutas cirúrgicas, serão atendidos aqui no Pronto-Socorro da Augusto Montenegro. Esse é mais um um serviço que estamos ofertando à população, implementado para salvar vidas e dar maior qualidade de vida aos pacientes que necessitem de um tratamento rápido e de qualidade", conclui o diretor- Geral do PSRM, Carlos Vinícius Ribeiro.
Serviço:
Pertencente à rede de hospitais do Governo do Pará, o Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM) funciona em regime de plantão 24 horas, para atendimento de urgência e emergência. A unidade realiza atendimentos de urgência e emergência em Belém e região metropolitana, e é referência estadual em cirurgia geral, pediátrica, vascular e torácica.
O PS estadual fica na avenida Augusto Montenegro, s/n, no bairro Parque Verde, e é administrado pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Texto de Joelza Silva / Ascom PSRM