Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RECONHECIMENTO

Fundação Hemopa tem projeto reconhecido em Encontro Nacional de Ouvidoria do SUS

Hemopa é o único hemocentro do país a receber o reconhecimento por boas práticas e vai apresentá-las no evento, de 19 a 21 de março, em Brasília (DF)

Por Aline Seabra (HEMOPA)
16/03/2025 12h27
Ouvidora do Hemopa, Silvânia Assunção, se orgulha da 'Pesquisa de Satisfação' desenvolvida pelo Hemocentro do Pará
Ouvidora do Hemopa, Silvânia Assunção, se orgulha da 'Pesquisa de Satisfação' desenvolvida pelo Hemocentro do Pará
Foto: Rafael Dias / Ascom Hemopa

No Dia do Ouvidor, celebrado neste domingo (16), a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) recebeu um reconhecimento nacional pela atuação de sua Ouvidoria. A instituição foi selecionada para apresentar um relato de boas práticas no Encontro Nacional de Ouvidoria Geral do SUS (ENOuvSUS2025), que vai ocorrer entre os dias 19 e 21 de março, em Brasília (DF).

O evento, promovido pelo Ministério da Saúde, reúne ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Brasil para discutir estratégias e compartilhar experiências sobre o atendimento à população. Entre os 40 relatos selecionados, o Hemopa foi o único hemocentro do país a ser escolhido.

A iniciativa premiada foi a “Pesquisa de Satisfação: Um instrumento de participação coletiva na melhoria dos serviços institucionais no Hemopa”, que avalia a percepção de usuários sobre os serviços prestados. A pesquisa ouviu unidades hospitalares que utilizam produtos hemoterápicos fornecidos pela Fundação, como o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, o Hospital Jean Bitar e o Hospital Gaspar Vianna. Os dados apontam um índice de satisfação de 97% em relação à qualidade dos serviços.

Para a ouvidora do Hemopa, Silvânia Santos Ataíde de Assunção, a seleção no evento reforça a importância da participação dos usuários na melhoria dos serviços.

“Graças a essa abordagem, o Ministério da Saúde reconheceu a relevância dessa prática e nos selecionou para apresentá-la no evento. O objetivo é demonstrar como nossos usuários, doadores e pacientes percebem e avaliam a qualidade dos serviços prestados pelo Hemopa, reafirmando o compromisso da instituição com a melhoria contínua”, afirmou.

A diretora de Administração e Finanças da Fundação Hemopa, Taissa Vieira Amador, também destacou a importância do reconhecimento.

“O Hemopa está entre as 10 ouvidorias do Pará escolhidas para participar do evento e é o único hemocentro do Brasil a ter seu relato selecionado. A divulgação da experiência nos totens e nos anais do evento amplia a visibilidade do trabalho desenvolvido e reforça a importância da pesquisa de satisfação na melhoria contínua dos serviços oferecidos”, destacou.

A participação no ENOuvSUS2025 destaca o trabalho desenvolvido pelo Hemopa e reforça a importância da escuta da população para aprimorar os serviços públicos de saúde.

No Dia do Ouvidor, a Fundação Hemopa reforça o papel fundamental da Ouvidoria como canal de diálogo entre a população e a instituição. Usuários que desejam registrar elogios, sugestões ou reclamações podem entrar em contato pelos seguintes canais: e-mail: ouvidoria@hemopa.pa.gov.br e telefone: 0800 280 8118.