OSTP e Léa Freire apresentam 'Cartas Brasileiras' a mulheres da Amazônia
Na celebração pelo Dia Internacional da Mulher, o evento de cultura e lazer foi promovido no Theatro da Paz pela Secult e Semu, em parceria com a Academia Paraense de Música

A Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) apresentou, na noite de quarta-feira (12), espetáculo gratuito em homenagem ao Dia Internacional da Mulher - 8 de Março, com a participação inédita de Léa Freire, compositora e instrumentalista. O concerto foi promovido pelo Governo do Pará, por meio das secretarias de Estado de Cultura (Secult) e das Mulheres (Semu), em parceria com a Academia Paraense de Música (APM). A iniciativa faz parte do calendário "Março Delas – Toda Mulher Merece Respeito e Igualdade de Direitos", com programações voltadas às mulheres da Amazônia.

O espetáculo iniciou às 20h, no Theatro da Paz, sob a regência do maestro Felipe Senna. Em sua primeira apresentação em Belém, a musicista Léa Freire foi a convidada especial da noite, agraciando o público com o repertório do seu álbum "Cartas Brasileiras". Abrindo o concerto, "A coisa ficou russa", "Maré" e "Mamulengo" foram as primeiras canções orquestradas, entre as dez composições da artista incluídas no repertório.

De acordo com a secretária de Estado das Mulheres, Paula Silva Gomes, o concerto fortalece a participação feminina em programações pensadas para elas, incentivando a cultura e o lazer. "Estamos felizes em oportunizar esse momento a todas as mulheres da cidade, que se dedicam diariamente aos afazeres profissionais e familiares. Queremos repetir e proporcionar o acesso à cultura para todas as mulheres em nossos espaços, que também são delas", disse a titular da Semu.

A artesã Suzana Gonçalves de Araújo, após assistir ao concerto, ressaltou que "estar aqui é simbólico para mim. A apresentação foi emocionante para muitas de nós. Espero vir mais vezes conhecer novos artistas através dessa ação que foi realizada para as mulheres". (Com informações da Assessoria de Informação da Academia Paraense de Música)