Arcon se reúne com parceiros para garantir a segurança dos passageiros na Operação Círio 2015
Uma reunião na sede da Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-PA), na manhã desta quarta-feira, 23, ultimou os preparativos do modal hidroviário no estado do Pará, com vistas à Operação Círio 2015, que se inicia na terça-feira, dia 6 de outubro. A reunião foi entre a Arcon, Capitania dos Portos da Amazônia Oriental e a Companhia de Portos e Hidrovias do Estado do Pará (CPH), que administra o Terminal Hidroviário Luiz Rabelo.
A palavra de ordem é a segurança dos passageiros. “Estamos na reta final dos preparativos e conversando com todos os envolvidos nessa grande operação. Por isso, é de fundamental importância as parcerias firmadas com a Capitania dos Portos e a CPH, com as quais estamos contribuindo para melhorar, cada vez mais, os serviços, e assim garantir a segurança de todos os usuários do transporte hidroviário”, disse Karim Zaidan, diretor de Normatização e Fiscalização da Arcon.
A Agência vai fortalecer a atuação nos períodos de 6 a 13 e de 23 a 26 de outubro, respectivamente a semana do Círio de Nossa Senhora de Nazaré e o Recírio. O objetivo da operação é coibir atrasos dos veículos e combater o excesso de lotação de passageiros, atendendo assim essa demanda que aumenta devido ao período religioso.
Serão disponibilizados para as ações 22 servidores da Arcon, entre gerentes, supervisores, controladores, técnicos e fiscais, que fiscalizarão os portos da Região Metropolitana de Belém e travessias, por meio de balsas e ferry boats, além de linhas de barcos e navios da capital para o interior do Estado. Os portos de Belém que serão fiscalizados são o Terminal Hidroviário Luiz Rabelo, os portos Arapari e Jarumã (na Cidade Velha), porto Celte (na avenida Bernardo Sayão) e o porto Henvil (em Icoaraci).
No interior do Estado, a fiscalização se intensificará no porto Camará (Soure e Salvaterra), porto Arapari (em Barcarena), em Inhangapi e em Moju (na travessia do rio Moju, que opera devido ao problema com a ponte).
Preparativos - Para Marco Antônio Costa, primeiro-tenente da Marinha do Brasil e representante da Capitania dos Portos, as parcerias firmadas vão levar ao sucesso da Operação Círio. “Todos os anos reforçamos a necessidade de trabalharmos conjuntamente e assim termos sucessos nas nossas atividades. Nosso foco é, e sempre será, a segurança dos passageiros e a prevenção de acidentes. Por isso, contamos com a ajuda de quem sabe que isso é o que mais importa: as pessoas chegarem e partirem em segurança”, avaliou Marco Antônio.
Na CPH, os preparativos estão na reta final. "Sabemos da importância das ouvidorias dos órgãos e entidades. Por isso, contamos com a Arcon, que tem um posto de sua ouvidoria dentro do Terminal Hidroviário, para que as pessoas saibam que podem fazer reclamações e denúncias, caso sejam desrespeitados em seus direitos. A importância da parceria é essa, a de cumprir com as normas de segurança e também garantir os direitos dos nossos usuários”, enfatizou Axel Sanches, administrador do Terminal Hidroviário Luiz Rabelo. Axel disse que o fluxo de passageiros aumenta nos três dias anteriores ao Círio e que nesse período a fiscalização é mais forte.
A Arcon conta com um posto de ouvidoria dentro do Terminal Hidroviário, que atende das 8 às 18 horas, diariamente. A agência também dispõe dos telefones 0800 091 1717/ 9 8887 6148 e ainda o e-mail [email protected] para denúncias e reclamações.