Governo do Pará registra pavimentação de mais de 335 km na Região de Integração do Guajará
Belém, Ananindeua e Marituba, respectivamente, são as principais cidades da região contempladas com o programa “Asfalto Por Todo o Pará”
Mais de 335 quilômetros já foram executados pelo Governo do Estado, por meio do Programa "Asfalto Por Todo o Pará", na Região de Integração do Guajará, que contempla os municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara do Pará. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), garante mais mobilidade e infraestrutura ao estado.
"O Governo do Pará está próximo de chegar a R$ 1 bilhão de investimentos em obras de asfalto na Região Guajará. A pavimentação é fundamental para a população, sobretudo, para não enfrentarem lama e poeira, proporcionando mais saúde e bem-estar. Além disso, facilita o acesso de serviços que são essenciais, como a segurança, limpeza pública, transporte e ambulância, transformando o dia a dia, dignificando os moradores da capital Belém e de todos os outros importantes municípios que formam essa Região de Integração", ressalta Ruy Cabral, titular da Seop.
Os serviços executados pelo programa incluem asfaltamento, terraplenagem, drenagem superficial, calçada, meio-fio e sinalização, e já chegaram aos distritos de Icoaraci e Outeiro, além dos bairros Angelim, Parque Guajará, Águas Negras, Coqueiro, Tapanã, Bengui, Pratinha, Guamá, Pedreira, Marambaia, Tenoné, Cabanagem, Terra Firme, Águas Lindas e Cremação. Os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, respectivamente, são as principais cidades da Região do Guajará contempladas com o programa.
O engenheiro civil, Rogério Palheta, morador de Belém, lista os benefícios do avanço das obras na capital. “O asfalto tem uma grande importância na nossa cidade, pois influencia diretamente no trânsito e no melhor fluxo da grande Belém e cidades próximas. Traz benefícios para a saúde, especialmente em locais onde ajuda a reduzir a poeira, deixando as casas menos expostas à sujeira”, comenta.
ASFALTO COP - Além dos recursos do Tesouro estadual, as obras de pavimentação para a COP 30 são realizadas por meio de convênio firmado entre o Governo do Pará e Governo Federal, por meio da Itaipu Binacional. Em Belém, a pavimentação inclui 126 quilômetros de vias, mais de R$ 166 milhões em investimentos para transformar a infraestrutura da cidade e a vida das pessoas.