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Seduc inicia encontro com professores de reforço para melhorar o aprendizado nas escolas estaduais

Programação visa engajar os educadores de reforço na adoção de estratégias que contribuam para a melhoria do aprendizado

Por Bianca Rodrigues (SEDUC)
06/03/2025 16h23

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) deu início, nesta quinta-feira (6), ao Encontro com Professores de Reforço nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Educação Geral. A programação tem como objetivo engajar os educadores de reforço na adoção de estratégias que contribuam para a melhoria do aprendizado dos estudantes da rede estadual de ensino, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. A iniciativa segue até sexta-feira (7). 

Júlio Meireles, secretário adjunto da Seduc

“Hoje é um momento em que damos continuidade a uma série de encontros que nos permite construir, de forma coletiva e colaborativa com os educadores, aquilo que queremos implementar relacionado à recomposição da aprendizagem e ao apoio ao estudante. Mas isso não se esgota aqui. Certamente teremos outros momentos, inclusive informativos, sobretudo, de escuta, onde possamos ouvir de forma mais direta e trazer boas experiências para enriquecer o trabalho, bem como pegar as boas práticas e disseminá-las na rede. Com isso, vamos construir o melhor para os nossos estudantes”, disse Júlio Meireles, secretário adjunto de Educação Básica.

Neste primeiro dia do evento, a atenção foi voltada para os professores de Língua Portuguesa. A proposta foi reforçar a formação contínua dos educadores, considerando as diferentes necessidades dos alunos e as constantes mudanças no ambiente escolar.

Kelly Vieira, professora

“Toda e qualquer formação é sempre somatória, pois lidamos com seres humanos diferentes. Tentamos sempre reforçar essa formação contínua, pois há mudanças no nosso meio e precisamos estar preparados. Com as formações, podemos revisar nosso trabalho sob outro prisma e, assim, melhorar o atendimento aos alunos. Acredito que a Seduc tem implementado esses cursos com êxito, deixando claro nosso papel na educação. Trabalhar no reforço escolar tem sido positivo, inclusive na visão dos próprios alunos”, conta Kelly Vieira, professora de Língua Portuguesa na Escola Estadual Graziela Moura Ribeiro.

Durante o encontro, os participantes analisaram temas relevantes para o fortalecimento do ensino, como o ‘Cenário de desafios de aprendizagem’, a ‘Organização e funcionamento das aulas de reforço escolar nas unidades escolares’, além da ‘Apresentação das matrizes de descritores prioritários de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental e Ensino Médio’. Também foi feita uma demonstração dos Cadernos de Apoio e de Reforço Escolar, fundamentais para o acompanhamento da aprendizagem dos estudantes.

Andréa Verçosa, professora

“Entrei neste ano, e, durante a minha experiência, que já vinha da escola privada, percebi a importância do reforço, devido ao que estamos detectando. Independentemente de ser uma escola privada ou pública, observamos a dificuldade dos alunos na leitura e no domínio da interpretação. Isso reforça o que a teoria aponta: a necessidade do reforço. Esse momento aqui, essa formação, é importantíssima, pois há uma troca de experiências, e conseguimos sinalizar o que estamos percebendo em sala de aula. Através dessas formações, vamos melhorar a realidade na sala de aula. Esse encontro aqui nunca será, nem de longe, uma perda de tempo, ele vem para agregar saberes e conhecimentos”, disse Andréa Verçosa, professora de Língua Portuguesa na Escola Estadual Paulo Maranhão.

Com a implementação desses encontros, a Seduc visa aprimorar as práticas pedagógicas e oferecer um suporte ainda mais eficiente para os educadores da rede pública, com o intuito de elevar a qualidade da educação no estado.