Detran faz blitz educativa em parceria com Hospital Metropolitano e OAB
O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) fez nesta quinta-feira (24) blitz educativa em frente ao Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, na BR-316, visando chamar a atenção de condutores e pedestres sobre a adoção de comportamentos seguros e respeito às regras de segurança e boa convivência no trânsito. A ação integra a programação da Semana Nacional de Trânsito, que este ano aborda o tema “Seja você a mudança no trânsito”.
Segundo a coordenadora de Humanidade do Hospital Metropolitano, Roberta Cardins, esse tipo de ação é necessária e precisa ser permanente. “Abordar o condutor ou o pedestre e tentar fazer com ele perceba a importância da participação em todo esse processo de mudança de atitude para tornamos o trânsito seguro para todos não é tarefa fácil, mas precisa ser permanente, pois podemos estar salvando vidas”, afirmou.
O coordenador de Educação do Detran, Diego Valente, reiterou a importância das ações educativas. “Muitos condutores não têm o costume de orientar passageiros para o uso do cinto traseiro ou outros equipamentos de segurança. Esse é um dos focos desta ação. Procuramos também chamar a atenção para a crescente agressividade que observamos no trânsito, atualmente. As pessoas estão muito intolerantes e pequenas situações podem levar a atitudes extremas e até trágicas. O condutor tem o direito de não querer nos ceder um minutinho do seu tempo, mas não podemos desistir. A educação no trânsito é um dos principais pilares para que o transitar nas vias seja mais pacífico, humano e seguro”, disse.
A ação teve a distribuição de panfletos, folhetos, abordagens e breves inspeções para verificar se os condutores e passageiros estavam com o cinto de segurança, cadeirinha para crianças e cinto de segurança traseiro. Além do Hospital Metropolitano, o Detran atuou em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção Pará.