Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCENTIVO

Valorização do servidor estadual passa pela revitalização de prédios públicos

Por Redação - Agência PA (SECOM)
24/10/2017 00h00

Além do conforto para quem utiliza os serviços ofertados à população, a entrega das novas instalações de prédios públicos pelo governo do Estado garante a valorização e melhoria da qualidade de vida e de trabalho dos servidores que desempenham suas funções nestes locais. É o caso das novas sedes do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), que funcionará na avenida Augusto Montenegro, e do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado (Igeprev), que está em fase de conclusão e será inaugurada em novembro, na avenida Alcindo Cacela, bem como das Unidades Integradas Pro Paz no interior do Estado.

No Iterpa, o processo de mudança da atual para a nova sede já está em andamento. Do prédio sediado no bairro de São Brás, que já não tinha mais espaço para comportar a demanda de pessoal e estrutural do órgão, os serviços do instituto serão transferidos para amplas e modernas instalações na avenida Augusto Montenegro. No terreno, localizado no quilômetro 9, em frente à Celpa, funcionava anteriormente a antiga sede da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa). O espaço foi totalmente reformado e adaptado para a nova destinação.

Três blocos foram revitalizados, ganharam nova pintura, divisórias, além de serviços elétricos e hidráulicos. Um bloco novo, de três andares, foi projetado para abrigar o arquivo fundiário e a cartografia. A mudança de local era uma demanda antiga da autarquia, que precisava implementar avanços na área tecnológica para atender melhor os usuários dos serviços do instituto e agilizar o processo de regularização fundiária no Pará. 

O motorista Fábio Gomes é lotado no Iterpa há oito anos e comenta que as novas instalações vão garantir mais conforto tanto para os servidores quanto para os agricultores que utilizam os serviços do órgão. “O novo prédio é muito bem estruturado, as condições de trabalho são bem melhores. Quem desempenha suas atividades em uma estrutura como esta se sente mais valorizado e determinado a colaborar com o crescimento do órgão e com um melhor atendimento à população”, comenta.

A servidora Maria Heloisa Leal, que integra o quadro do Iterpa há 31 anos, também não esconde a satisfação com o novo local de trabalho. “Este foi um passo muito importante dado pela direção do órgão. O espaço anterior era pequeno, diferente deste, onde cada servidor terá sua própria mesa, além de um ambiente mais confortável e apropriado. Todos os servidores foram beneficiados com esta mudança”, comenta.

Servidora há 10 anos, Maricele Flexa, ressalta os benefícios que virão com a mudança para o novo prédio, entre os quais a melhoria na dinâmica de trabalho, organização dos setores e divisão de departamentos por especificidade. “Além de trazer mais conforto, isso vai propiciar agilidade nos processos de regularização fundiária", diz ela, destacando também os reflexos no desempenho dos servidores. "É inevitável que a gente se sinta mais valorizado quando dispõe de um ambiente agradável bem estruturado para trabalhar. Isso repercute diretamente na qualidade do serviço que é prestado, pois ele é feito com satisfação”, comenta. 

Prédio sustentável – O novo prédio do Instituto de Gestão Previdenciária do Pará (Igeprev), que será entregue no final de novembro, além de moderno e confortável traz um novo conceito de sustentabilidade.

O projeto arquitetônico prioriza o aproveitamento da iluminação natural (diminuindo necessidade de iluminação artificial) e da água da chuva, que será armazenada em uma caixa d'água para reutilização em descargas não potáveis, como jardins e bacias sanitárias. Em toda a extensão do prédio serão utilizadas lixeiras recicláveis para coleta seletiva e destinação correta dos resíduos. Além disso, ele prevê uma logística mais eficiente e ágil para a tramitação dos processos com maior integração entre os setores internos. 

O engenheiro Sérgio Paixão, diretor de Fiscalização da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), destaca que os serviços do Igeprev são direcionados exclusivamente para os servidores públicos que estão se aposentando, que são pensionistas ou beneficiários do governo do Estado. “O novo prédio tem capacidade para atender uma média diária de 300 usuários, que passarão a contar com um ambiente confortável, amplo e climatizado, projetado para garantir o conforto tanto do público externo como dos servidores ali lotados."

Ele ressalta que este conceito arquitetônico já vem sendo utilizado em todos os novos prédios do governo do Estado. “São todos projetados com ambientes amplos, refrigerados, concebidos com base em princípios ergonômicos para garantir ao servidor e aos usuários maior conforto e comodidade”, comenta.

“É grande a nossa expectativa para essa mudança. É um espaço novo, reformulado, todo pensado para os nossos beneficiários e para o conforto dos nossos servidores. Estamos muito felizes por termos participado da elaboração desse projeto. Nós já gostávamos do que fazíamos e, agora, com todas essas melhorias, esse trabalho vai ficar melhor ainda”, comenta a servidora Eudézia Martins D’Ângelo.

Espaços de cidadania – Com o objetivo de prestar à população serviços integrados relacionados à segurança e serviços sociais, o Governo do Pará já inaugurou 63 Unidades Integradas Pro Paz (UIPP) desde 2011.

O projeto do Executivo Estadual é construir 80 UIPPs em todo o estado. As próximas a serem inauguradas serão as unidades dos municípios de Água Azul do Norte, Brejo Grande do Araguaia, Faro, Gurupá e Mocajuba. Até o final do ano, o governo deve chegar à marca de 75 UIPPs entregues.

Para o diretor de Polícia do Interior, delegado Silvio Maués, a reestruturação que vem sendo feita na área de segurança pública constitui uma verdadeira revolução. A maioria das unidades policiais existentes hoje no Estado foi construída ainda na década de 70 e já não oferecia condições para a realização de um trabalho condigno, nem no tocante ao desempenho dos servidores e tampouco no atendimento à população.

“As delegacias são espaços de cidadania. E as novas UIPPs foram planejadas para atender as necessidades do público dentro desse contexto da filosofia de integração da segurança pública do estado, além de disporem de uma estrutura voltada para a melhoria da qualidade do trabalho do servidor enquanto ele estiver em seu ambiente ocupacional”, argumenta, citando como exemplo os alojamentos destinados ao descanso dos policiais em seu horário de recesso. “O servidor que se vê prestigiado, valorizado, tende a devolver esse incentivo à população e ao contribuinte sob a forma de serviços com melhor qualidade”, conclui.