Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESTAQUES

'Melhores do Ano' homenageia alunos da Escola Dom Pedro II

Por Redação - Agência PA (SECOM)
22/12/2017 00h00

A Escola Estadual D. Pedro II, no Bairro do Marco, em Belém, realizou nesta sexta-feira (22) a cerimônia de premiação “Melhores do Ano de 2017”, uma homenagem aos alunos que mais se destacaram ao longo do ano letivo. Entre eles, um é especial: Gabriel Caetano, 17 anos, estudante do 2ª ano do ensino médio, que obteve o nono lugar geral no I Concurso de Redação promovido pelo Sindicato dos Corretores de Seguros do Pará (Sincor-PA), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), cujo resultado saiu no início deste mês. Além do nono lugar geral, Gabriel foi o primeiro colocado entre os alunos com algum tipo de deficiência (ele tem baixa visão).

A diretora da escola, Miriam Pinheiro, ressaltou que o evento é uma ação do Programa Jovem de Futuro (PJF), implantado na escola desde 2014. "Quero parabenizar os nossos estudantes pelo compromisso, dedicação, empenho, de modo especial o Gabriel, que sirva de incentivo para os outros alunos", frisou.

A representante da Coordenadoria de Educação Especial (Coes) da Seduc, Valena Miranda, entregou a Gabriel Caetano um certificado de reconhecimento pelo bom desempenho no concurso, em nome da Coes e da Seduc. "Estamos muito felizes pelo resultado do Gabriel, e desejamos a todos muito sucesso na vida pessoal e acadêmica", disse a diretora.

Valorização - No concurso de redação, Gabriel concorreu com quase 400 candidatos de escolas públicas de todo o Estado. O presidente do Sincor-Pará, João Braga, também entregou ao estudante um certificado e o cartão de uma rede nacional de livrarias, com o qual ele poderá adquirir livros da sua preferência. "Essa foi uma iniciativa que visou à valorização dos alunos, além de mostrar para a sociedade a importância de se ter um seguro", informou.

A mãe de Gabriel, Cristiane Caetano, que também é professora na Escola D. Pedro II, contou que o filho sempre foi uma pessoa tranquila, procurando apaziguar os conflitos no ambiente escolar. Há dois anos ele decidiu se dedicar ainda mais aos estudos, já objetivando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). "Ele quer passar, e passar bem no Enem. Decidiu fazer Direito", acrescentou.

Além de Gabriel, outros 23 alunos foram premiados pela escola em função do bom desempenho ao longo do ano. Atualmente, a Escola Estadual D. Pedro II conta com 850 estudantes, dos ensinos fundamental e médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), divididos nos três turnos.