Hospital Metropolitano implanta auditoria interna para aprimorar serviços
Instituição comprometida com a oferta de um serviço hospitalar de excelência, com pilares na humanização e qualidade, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência está implantando o grupo de auditores internos. Para isso, ofertou um treinamento do qual participaram 32 funcionários. Eles foram capacitados a atuar nas verificações dos processos do hospital, tendo como base a metodologia da Acreditação Hospitalar.
Os auditores internos do Metropolitano vão, segundo a gerente de qualidade do hospital, Vanessa Bremer, fazer auditorias internas tendo como base diretrizes estabelecidas pelo Núcleo de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente. “Com essas auditorias vamos verificar o andamento dos processos. Temos por metodologia maior a Organização Nacional de Acreditação, mas também atuamos com direcionamentos do Grupo Técnico, da Vigilância Sanitária e Requisitos de Apoio à Gestão”, explicou a gerente.
As auditorias internas do hospital serão feitas mensalmente, o que possibilitará fazer correções de falhas e ampliar a segurança do paciente no ambiente hospitalar. Para o diretor geral da unidade, Rogério Kuntz, a aplicação dos processos de qualidade resultará em benefícios para o usuário. “Para que possamos melhorar cada vez mais nossa atuação, devemos nos monitorar e seguir protocolos, que proporcionem aos pacientes um atendimento de qualidade e humanizado. A implantação das auditorias internas fomentará em nossos colaboradores uma reflexão sobre suas atitudes e de que maneira eles podem se superar”, diz.
No treinamento de auditores internos, os membros do grupo de auditoria puderam conhecer os objetivos do programa e conceitos e entender o que é a acreditação e metodologia ONA, além de preparar uma avaliação, condução e registro dos resultados de uma avaliação interna, o registro de uma avaliação interna, o acompanhamento das ações decorrentes das avaliações e o treinamento em práticas avaliativas.
Ao término da programação, os participantes do treinamento passaram por uma prova na qual deveriam atingir a média 6,5 para se tornarem membro do Grupo de Auditores Internos. O treinamento foi feito pelo Núcleo de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente e ministrado pela consultora da qualidade da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, Luciane Oliveira.