Secult divulga edital de premiação de Mestres e Mestras de Cultura
Serão premiados 200 agentes culturais. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 14 de março
A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) publicou, nesta sexta-feira (28), o Edital Nº 008/2025, de premiação para Mestres e Mestras de Cultura do Pará. Realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), o edital vai premiar 200 agentes culturais. O montante destinado a execução da publicação é de R$ 4.621.954,74. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo Mapa Cultural do Pará até às 18h do dia 14 de março.
Pode se inscrever no Edital qualquer Mestre ou Mestra com contribuição comprovada de pelo menos 5 anos. São considerados mestres e mestras aqueles que detém os saberes populares e tradicionais, com grande experiência e dedicação à preservação e à continuidade de expressões culturais.
Além disso, são pessoas legitimadas pelas comunidades onde vivem, assim como por outros setores culturais. São exemplos de detentores de saberes populares e tradicionais: Mestres e Mestras de Capoeira, de Pássaro Junino, de Carimbó, de Artesanato, Ialorixás e Babalorixás, Xamãs, Mestres e Mestras Juremeiros, entre outros.
A proposta é reconhecer e valorizar o relevante trabalho desenvolvido por estes fazedores e fazedoras de cultura, e o seu legado para cena cultural do Estado. Portanto, os premiados não terão obrigações futuras, sem exigência de contrapartida ou prestação de contas, conforme autoriza a Lei n° 14.903/2024.
Podem se inscrever pessoas física ou Microempreendedor Individual (MEI), pessoas jurídicas com fins lucrativos, pessoas jurídicas sem fins lucrativos, coletivos e grupos sem CNPJ, representado por pessoa física. Cada agente cultural poderá concorrer em apenas uma categoria.
Este edital é composto pelas seguintes etapas: inscrições, seleção, habilitação e assinatura do termo de premiação cultural.
Os proponentes podem entrar com recurso no prazo de três dias úteis a contar da publicação do resultado. As solicitações de recurso devem ser enviadas para o endereço de e-mail [email protected].
A publicação pode ser acessada na íntegra no Mapa Cultural e no site da Secult. Demais informações podem ser obtidas no e-mail [email protected] e no telefone (91) 98601-9108.
Texto: Juliana Amaral/ Ascom Secult