Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Em Belém, iniciativa estimula aprendizado de línguas estrangeiras entre estudantes de escolas estaduais do Guamá

Estudantes da Escola Estadual Governador Alexandre Zacharias de Assumpção e da Escola Estadual XV de Outubro participaram de uma experiência enriquecedora e inspiradora

Por Fernanda Cavalcante (SEDUC)
28/02/2025 14h12

Para despertar o interesse dos estudantes da rede pública e incentivar o aprendizado de línguas estrangeiras, o professor de Língua Inglesa da rede estadual de ensino paraense, Fabrício Rocha, idealizou o evento "A Importância das Línguas Estrangeiras", nos dias 25 e 26 de fevereiro, uma experiência enriquecedora e inspiradora aos estudantes de Ensino Médio da Escola Estadual Governador Alexandre Zacharias de Assumpção e de Ensino Fundamental da Escola Estadual XV de Outubro, ambas no bairro do Guamá, em Belém.

Os estudantes participaram de palestras e atividades interativas com a doutora, Sabine Reiter, linguista alemã e professora visitante na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Com vasta experiência em linguística, línguas indígenas e interculturalidade, a professora convidada compartilhou vivências e conhecimentos com os estudantes, abordando temas como a comparação entre as línguas alemã, inglesa e portuguesa, o papel do inglês como língua franca e a importância da diversidade e interculturalidade. Além disso, a professora alemã promoveu jogos e atividades lúdicas, tornando o aprendizado mais dinâmico e envolvente.

"As crianças e os jovens nas duas escolas são bastante interessados em conhecer outras realidades. Me fizeram muitas perguntas sobre a vida no meu país e consideram o conhecimento do inglês e de outras línguas essencial para 'participar do mundo'", relatou a Dra. Sabine Reiter.

Para o professor Fabrício Rocha, idealizador da iniciativa, o momento proporciona aos jovens estudantes da periferia a oportunidade de aprender línguas estrangeiras. "No Brasil, aprender línguas estrangeiras na escola pública é também justiça social e ajuda a proporcionar igualdade de oportunidades para crianças e jovens da periferia", afirmou.

O educador destacou, ainda, a importância de utilizar metodologias que incentivem o engajamento, a motivação, a criatividade, a colaboração e a comunicação, ao mesmo tempo em que promovem o pensamento crítico e a formação de cidadãos com uma visão sólida sobre interculturalidade, democracia e participação social.

Durante os dois dias de evento, a Dra. Sabine Reiter observou o entusiasmo e a curiosidade dos alunos em relação ao aprendizado de línguas estrangeiras. "Vários dos jovens utilizam aplicativos para aprender inglês fora do colégio, assistem filmes em inglês ou participam de cursos online, ou em escolas de língua", revelou a professora, que aproveitou para expressar o desejo de que os estudantes tenham mais aulas de língua estrangeira na escola. Segundo ela, "nessa idade e com toda essa motivação eles aprendem com muito mais facilidade que numa fase posterior na vida."

Sabine Reiter também enfatizou a importância do ensino de línguas estrangeiras desde cedo na escola pública e destacou as oportunidades que esse conhecimento pode proporcionar no mundo profissional, como, por exemplo, a candidatura para bolsas de estudo no exterior e a realização de estágios em empresas internacionais.

Para o estudante Mateus Coutinho, da Escola Estadual VX de Outubro, a experiência foi enriquecedora. "Achei muito bom porque a aula foi sobre sabermos a importância de conseguir aprender outras línguas e tudo foi ainda mais legal por ter uma professora estrangeira que com certeza ajuda muito mais no desenvolvimento da gente a conseguir aprender essas coisas. Na minha opinião é muito importante a gente aprender e fazer um intercâmbio, entrar na universidade, querer viajar e conseguir se comunicar com as pessoas", disse.

A presença da Dra. Sabine Reiter nas escolas estaduais do Guamá, em Belém, foi possível graças à sua atuação como professora leitora do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), na UFPR, em Curitiba. O DAAD é uma organização alemã que promove o intercâmbio acadêmico e cultural entre a Alemanha e outros países, oferecendo bolsas de estudo, programas de pesquisa e projetos de cooperação internacional. A participação da Dra. Sabine Reiter no evento "A Importância das Línguas Estrangeiras" é um exemplo do compromisso do DAAD em promover a educação e a interculturalidade em todo o mundo.

“Acreditamos que o evento ‘A Importância das Línguas Estrangeiras’ foi um passo importante na construção de um futuro mais promissor para os jovens da periferia de Belém. Acreditamos que a educação é a chave para a transformação social e o aprendizado de línguas estrangeiras é uma ferramenta poderosa para abrir portas e construir pontes entre culturas. Acreditamos que o futuro da nossa sociedade depende da educação de qualidade que oferecemos aos nossos jovens”, finalizou o professor Fabrício Rocha.