Santa Izabel recebe kit de monitoramento de água utilizada na aquicultura
Quase 40 municípios já foram contemplados com a ferramenta que contém instrumentos propícios para garantir a análise da água na criação de peixes
O município de Santa Izabel do Pará, no nordeste do Estado, foi o mais recente a ganhar o kit de monitoramento de água utilizada na aquicultura. A Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) já repassou quase 40 kits semelhantes para municípios de diferentes regiões de integração do Pará.
A entrega da ferramenta foi feita pelo secretário Giovanni Queiroz, nesta quinta-feira (28), ao técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do município, Roberto Ó de Almeida.
O secretário Giovanni Queiroz disse que o kit de análise de água é uma importante ferramenta que ajuda a dar mais segurança na produção aquícola, uma vez que é utilizado para monitorar o item mais importante na produção que é a qualidade da água.
Durante o repasse do kit, o gestor da Sedap esteve acompanhado do coordenador de Aquicultura da secretaria, Alan Pragana. É por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento da Aquicultura (CDAQ) que os equipamentos são adquiridos e repassados a cada município.
De acordo com Pragana, por meio dos instrumentos, é possível analisar fatores como oxigênio, PH e a natureza da água, o que garante a qualidade para a produção da aquicultura sustentável e de forma segura.
Entre os municípios que já receberam o kit nos últimos dias estão, além de Santa Izabel, Santarém, Curuá, Marituba, Tailândia e Medicilândia.