Governo do Pará prestigia celebração dos 20 anos da Diocese de Castanhal
Representando o governador Helder Barbalho, o Chefe da Casa Militar da Governadoria, Coronel Costa Júnior, destacou a importância da data para a comunidade católica

O Governo do Pará participou, nesta quinta-feira (27), da celebração dos 20 anos de instalação da Diocese de Castanhal em uma missa solene realizada na Catedral Santa Maria Mãe de Deus. O evento também marcou os 20 anos da posse de Dom Carlos Verzeletti, primeiro Bispo do município, e contou com a presença de autoridades religiosas e políticas. Representando o governador Helder Barbalho, o Chefe da Casa Militar da Governadoria, Coronel Costa Júnior, destacou a importância da data para a comunidade católica.

“É importante que o Governo do Pará se ombreie à Igreja Católica nesta data e também que possamos parabenizar o nosso primeiro Bispo desta Diocese, que é o Dom Carlos Verzeletti. Ele tem uma história na nossa Igreja Católica, muito ligada à formação de todos que fazem parte e na mobilização e na evangelização. Então, estamos aqui para fazer com que o Governo do Estado, nesse abraço que dá Dom Carlos Verzeletti, dê um abraço na comunidade em Castanhal e no povo do Pará. Dom Carlos tem sido uma pessoa muito importante para a Igreja no Pará”, destacou o Coronel Costa Júnior.

Dom Carlos Verzeletti expressou sua gratidão pelo apoio do Governo do Estado e enfatizou a necessidade de parcerias para fortalecer ações voltadas ao bem-estar da população. “Quero aqui manifestar a minha gratidão ao nosso governador, Helder Barbalho, que se fez presente através do Coronel e dizer quanto o trabalho dele é importante para o nosso Estado. Nós realizamos esta festa de 20 anos da Diocese de Castanhal, um trabalho voltado para a evangelização, mas ao mesmo tempo voltado para a promoção humana. E neste trabalho nós temos consciência que não podemos trabalhar sozinhos, que nós precisamos trabalhar em parceria também junto com os administradores públicos.

Verzeletti presenteou o governador com uma obra de arte. O presente, um mosaico produzido por artistas do ateliê Amacom e feita com pasta vítrea feita em Veneza, ouro da Eslovênia e uma pedra italiana chamada travertino romano, simboliza a cultura paraense e a identidade cristã.
“Aqui encontramos a bandeira do Pará, o peixe, que é símbolo de Cristo, o pão, que representa o trabalho humano, e elementos da cultura marajoara. É uma homenagem feita por nossos artistas, que levam sua arte para o Brasil e o mundo”, explicou o bispo Dom Carlos.

A celebração contou com a presença do arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, do arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, e do bispo de Bragança, Dom Raimundo Possidônio, além do prefeito de Castanhal, Helio Leite, da deputada federal Dilvanda Faro e demais autoridades da região.