Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

PSRM orienta a população para aproveitar o Carnaval com saúde

O Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo funciona em regime de plantão 24 horas, na Avenida Augusto Montenegro, em Belém

Por Ascom (Governo do Pará)
27/02/2025 16h31

As festividades do Carnaval costumam ser acompanhadas pelo consumo de bebidas alcoólicas, alimentação inadequada e poucas horas de descanso, fatores que podem comprometer a saúde e até atrapalhar a diversão dos foliões. Para evitar esses problemas, a nutricionista do Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), Jacileide Ribeiro, orienta os adeptos da folia a monitorarem sua saúde. Segundo ela, estar bem fisicamente é fundamental para aproveitar o período festivo, e isso exige cuidados antes, durante e após a festa.

"Quando escolhemos alimentos saudáveis para a nossa rotina, já estamos nos preparando para eventos como o Carnaval, que exigem certos cuidados para manter a saúde. No entanto, durante esse período, os foliões podem colaborar ainda mais consumindo uma refeição nutritiva antes de sair de casa", explica a nutricionista.

Ela sugere um prato equilibrado, que pode incluir porções de saladas — de frutas ou legumes cozidos —, além de arroz, feijão e carne assada com batata. “Caso prefira outras opções, escolha alimentos que garantam energia e sejam de fácil digestão”, acrescenta.

Evite ultraprocessados e priorize alimentos naturais

A profissional também alerta para os riscos do consumo excessivo de alimentos ultraprocessados, como macarrão instantâneo, molhos prontos, iogurtes adoçados, refrigerantes, biscoitos recheados, bebidas energéticas e salgadinhos de pacote. “Evitar esses produtos ajuda a reduzir o risco de desconfortos e problemas de saúde que podem se prolongar após o Carnaval”, destaca.

Ao se alimentar fora de casa, a nutricionista recomenda atenção à higiene do local e preferência por alimentos assados ou cozidos, evitando frituras e opções muito gordurosas. Já em relação às bebidas alcoólicas, a sugestão é o consumo moderado.

"A melhor fonte de hidratação é a água. Em seguida, temos a água de coco in natura e, depois, frutas ricas em água, como melão, melancia, laranja e abacaxi, além dos sucos naturais", orienta Jacileide Ribeiro.

Para os foliões que passam longas horas aproveitando a festa e enfrentam cansaço devido à falta de descanso, a nutricionista sugere opções de lanches saudáveis.

“Uma ótima alternativa é uma salada de frutas ou um mix de castanhas e nozes. Também pode ser um sanduíche de carne com salada crua, acompanhado de suco natural, como o de abacaxi com hortelã”, sugere.

Descanso e segurança alimentar são fundamentais

Além das recomendações nutricionais, Jacileide reforça a importância de um sono reparador para manter a disposição durante o Carnaval.

“Evitem ficar longos períodos sem se alimentar e façam suas refeições em locais seguros, principalmente do ponto de vista higiênico-sanitário. Reservar pelo menos oito horas para dormir é essencial para que o corpo se recupere e esteja pronto para mais um dia de festa”, aconselha.

Texto: Joelza Silva - Ascom/PSRM