Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Investimentos em Saúde: Governo Amplia Atendimento

Novo Hospital Regional do Leste garantirá mais acesso e qualidade no atendimento à população

Por Giullianne Dias (SESPA)
27/02/2025 15h42

O compromisso do Governo do Pará com a saúde pública na Região de Integração Rio Capim tem se fortalecido devido aos investimentos estratégicos, especialmente na ampliação e modernização da estrutura hospitalar. O Hospital Público do Leste (HRPL), localizado em Paragominas, é referência em assistência de média e alta complexidade, atendendo pacientes de 23 municípios. Agora, com a construção do novo Hospital Regional Público do Leste, a capacidade de atendimento será ampliada, reforçando o acesso a serviços de saúde ainda mais modernos e eficientes.

"A construção do novo hospital reforça o compromisso do governo estadual em ampliar o acesso à saúde e oferecer um atendimento cada vez mais eficiente e moderno. O Hospital Regional Público do Leste tem sido essencial para garantir assistência qualificada e humanizada à população da Região de Integração Rio Capim", afirma a secretária de Saúde do Pará, Ivete Vaz.

O HRPL conta atualmente com 70 leitos, sendo 32 cirúrgicos, 18 de clínica médica e 20 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto. Importante destacar que o hospital é, também, referência em cardiologia, com suporte para manejo de AVC, e possui habilitação para cirurgias oncológicas. Além disso, a equipe é qualificada para atender comunidades indígenas da região. A unidade conta ainda com diversas especialidades, incluindo Neurologia, Traumatologia, Oncologia, Cirurgia Geral, Cardiologia, Urologia e Ginecologia, garantindo atendimento especializado e humanizado à população.

Em 2024, o hospital registrou mais de 177 mil atendimentos, oferecendo desde internações, consultas ambulatoriais, cirurgias e exames gerais, além de intervenções em área como fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional e assistência social.

Regulação

O Hospital Público do Leste atende usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de 23 municípios da Região de Saúde Metropolitana III, com regulação dos municípios vinculados ao 3º e 5º centros regionais de saúde (CRS): Aurora do Pará, Capitão Poço, Garrafão do Norte, Ipixuna do Pará, Irituia, Mãe do Rio, Nova esperança do Piriá, Paragominas, Santa Maria do Pará, São Miguel do Guamá, Ulianópolis, Castanhal, Curuçá, Igarapé-Açú, Inhangapi, Magalhães Barata, Maracanã, Marapanim, São Domingos do Capim, São Francisco do Pará, São João da Ponta e Terra Alta.

Paulo Pereira Nascimento

Os pacientes são referenciados pelos municípios de regulação e passam por avaliação na Central de Regulação, antes de serem encaminhados para atendimento no HRPL. O motorista Paulo Pereira Nascimento, de 59 anos, em tratamento oncológico na unidade, destaca a qualidade do atendimento. "Descobri o câncer por meio de exames e biópsia e, desde então, faço todas as minhas consultas e exames aqui. O atendimento tem sido muito acolhedor, os profissionais são muito educados e dedicados. Eu me sinto seguro", conta.

Aldenora Carneiro

Para a aposentada Aldenora Carneiro, 74 anos, moradora da comunidade indígena do Cajueiro, a estrutura do hospital tem sido fundamental para garantir assistência especializada. "Vim realizar uma consulta ambulatorial e estou muito satisfeita. Os profissionais são atenciosos e educados, me senti segura. O acolhimento é excelente", relata.

Expansão da Assistência: novo Hospital Regional do Leste

O novo Hospital Regional Público do Leste é construído no espaço do antigo Hotel Regente, no bairro Promissão I. A obra já ultrapassou 23,59% de avanço físico e contará com 158 leitos, mais que dobrando a capacidade atual. A nova unidade oferecerá serviços de média e alta complexidade, além de equipamentos modernos, como ressonância magnética e tomografia computadorizada. A previsão é que o hospital seja inaugurado no segundo semestre de 2025, enquanto o HRPL atual será integrado à rede municipal de saúde, ampliando ainda mais a assistência na região.

Elizeu Correa

Para Elizeu Silva Corrêa, de 45 anos, que foi submetido a uma cirurgia ortopédica na unidade, a humanização no atendimento foi um dos diferenciais. "Os profissionais do hospital cuidam super bem de cada um de nós. Fui muito bem tratado e o atendimento foi excelente. Indicaria com certeza o HRPL para outras pessoas", diz o pedreiro.

Antoniel Costa

Outro paciente que reconhece a excelência do hospital é o corretor de imóveis Antoniel Costa, de 32 anos, que passou por uma cirurgia de remoção da vesícula biliar. "Minha estadia no hospital tem sido ótima. Oferecem um atendimento de qualidade e humanizado, pois os profissionais são muito atenciosos conosco. A instituição está de parabéns pelo serviço prestado", elogia.

Modernização e Novos Equipamentos

Além da ampliação da estrutura hospitalar, o HRPL recebeu em 2024 novos equipamentos de tomografia e raio-X digital, com um investimento de R$ 1,5 milhão. Entre agosto e outubro, a unidade realizou 4.013 exames de imagem, incluindo 1.776 tomografias e 2.237 radiografias. 
O novo tomógrafo, com tecnologia de 16 canais, permite exames mais rápidos e precisos, garantindo diagnósticos mais detalhados e seguros para os pacientes. O espaço do gantry (espaço do interior do aparelho de tomografia), aparato que permite a passagem do paciente posicionado sobre a mesa de exame, é ideal para acomodar pessoas de diferentes biotipos, proporcionando maior conforto durante o exame. A mesa suporta até 220 kg, e pode ser ajustada para uma altura mínima de 312 mm, facilitando o acesso e o posicionamento de pacientes com mobilidade reduzida.

O equipamento de raio-X fixo digital também trouxe avanços significativos. O novo aparelho de raio-X fixo tem uma interface digital intuitiva e avançada, projetada para oferecer qualidade de imagem excepcional em várias aplicações médicas, garantindo também a segurança dos pacientes e dos operadores ao minimizar a exposição à radiação. A aquisição deste aparelho representa um avanço importante para a população, elevando a precisão diagnóstica e aprimorando a eficiência dos tratamentos.

Compromisso com a Excelência na Saúde Pública

O HRPL manteve sua certificação Acreditado Pleno – Nível II, concedida pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), reforçando o compromisso com a qualidade e a segurança no atendimento. O hospital atingiu 80% dos padrões de qualidade e segurança do paciente e 70% dos critérios da Organização Nacional de Acreditação (ONA) para gestão integrada, comprovando sua excelência na prestação de serviços à população.

Com uma infraestrutura reforçada, novos equipamentos e a construção de uma nova unidade hospitalar, o Governo do Pará segue avançando na transformação da saúde pública na Região de Integração Rio Capim, garantindo mais acesso, qualidade e atendimento humanizado para milhares de pessoas.

Texto: Giullianne Dias com colaboração de Vera Rojas e Pedro Amorim