Uepa oferta cota adicional de 44 bolsas de iniciação científica
A Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), divulgou na última quinta-feira, 24, a relação dos contemplados do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (Pibic) pela Fundação Amazônia Paraense de Amparo a Pesquisa (Fapespa). Ao todo, mais 44 bolsas foram ofertadas aos estudantes da instituição.
Dentre os contemplados, estudantes dos campi da interiorização - como Santarém, Moju, Conceição do Araguaia, Tucuruí e Barcarena - tiveram seus projetos selecionados como forma de incentivo à produção acadêmica bem como da formação de grupos de pesquisa nos outros municípios do estado.
Além das bolsas do Pibic/Fapespa, foram ofertadas aos estudantes da Uepa mais 123 bolsas distribuídas para todos os subprogramas, da seguinte maneira: 60 para o Pibic/CNPq; 3 para o Pibic-AF/CNPq; 5 para Pibit/CNPq; 47 para o Pibic/Uepa; 3 para Pibic-AF/Uepa e 5 para Pibit/Uepa. Com a oferta do Pibic/Fapespa, a Universidade chega a 167 bolsas asseguradas aos estudantes da Universidade. O valor será de R$ 400,00 por mês, durante sua vigência.
Os bolsista aprovado deverá entregar na Propesp, localizada no prédio da Reitoria da Uepa (rua do Una, nº 156, Telégrafo), no período de 5 a 9 de outubro, os seguintes documentos: cópias do RG, CPF, do comprovante de matrícula e de residência.
O programa na Uepa
O número de propostas submetidas para o Pibic é o maior já registrado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) nos dois últimos anos. Foram 256 trabalhos. Desse total, 144 são do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS); 73 do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) e 39 do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT). Em 2014, a Pró-reitoria registrou 189 inscrições, em 2013, 175; e em 2012, 135.
O programa apoia a iniciação científica desenvolvida nas Instituições de Ensino Superior por meio da concessão de bolsas a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica. Os estudantes tornam-se bolsistas a partir da indicação dos orientadores.
O objetivo é contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores; estimulando a articulação entre a graduação e pós-graduação e, com isso, contribuir na formação de recursos humanos para a pesquisa, além de estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artístico-cultural.
Serviço: A relação dos contemplados do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (Pibic) pela Fapespa poder ser acessada pelo link http://www.uepa.br/sites/default/files/resultado036.2015fapespa.pdf.