Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONSCIENTIZAÇÃO

Hemopa recebe alunos de enfermagem para visita técnica e incentivo à doação de sangue

Durante a visitação, 10 alunos decidiram realizar a doação voluntária, o que irá beneficiar até 40 pessoas com os hemocomponentes

Por Aline Seabra (HEMOPA)
26/02/2025 16h46

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) recebeu, nesta quarta-feira (26), 44 alunos da instituição de ensino Enfertec para uma visita técnica em sua sede, promovendo conhecimento sobre a importância da doação de sangue e do cadastro de medula óssea.

Os estudantes participaram do Hemotour, uma visita guiada pelas instalações, onde puderam conhecer de perto o processo de doação e os serviços prestados pelo Hemopa. Além disso, receberam orientações sobre critérios para doação e esclarecimentos sobre mitos relacionados ao tema.

A visita também reforçou a campanha de Carnaval do Hemopa, "Doe Sangue e Faça a Festa da Vida", que busca incentivar a doação de sangue durante o período festivo. Como resultado da ação, 10 alunos decidiram realizar a doação voluntária.

Lorena Mota, assistente social do Hemopa

A assistente social do Hemopa, Lorene Mota, destacou a relevância de parcerias com instituições de ensino para sensibilizar novos doadores. “É fundamental esse tipo de iniciativa, pois amplia o número de doadores e conscientiza mais pessoas sobre a importância desse ato de solidariedade.”

Damiana Belém, diretora Enfertec

A diretora da Enfertec, Damiana Belém, reforçou o compromisso da instituição na formação de profissionais conscientes sobre a doação de sangue.

"Essa parceria é essencial para capacitar nossos alunos e incentivar a doação não só no Carnaval, mas ao longo do ano. Hoje conseguimos mais de 10 doadores, o que já representa um impacto positivo".

Ana Caroline Silve, aluna Enfertec e doadora

Para a estudante Ana Caroline Silva, do curso técnico de enfermagem, conhecer o trabalho do Hemopa foi uma experiência enriquecedora. "A conscientização é essencial, principalmente nesse período festivo, quando há maior necessidade de doações. Foi muito gratificante entender de perto o trabalho realizado para salvar vidas".

Texto: Felipe Borges (estagiário)