Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Governo do Estado reúne com Prefeitura de Belém para tratar de projetos e obras de saneamento na capital

Reunião entre Secretaria de Estado das Cidades e Integração Regional (SECIR) e Secretária Municipal Coordenação Geral do Planejamento e Gestão de Belém (Segep) definiu obras que vão melhorar a qualidade de vida da população

Por Andreia Santo (SECIR)
26/02/2025 16h04

Equipes da Secretaria de Estado das Cidades e Integração Regional (SECIR) e da Prefeitura de Belém estiveram reunidas para discutir projetos e obras na área de saneamento básico para a capital paraense. A reunião ocorreu diante da abertura das inscrições do Novo PAC Seleções 2025 para os eixos Cidades Sustentáveis e Resilientes e Água para Todos, de responsabilidade do Ministério das Cidades.

Participaram da reunião a titular da SECIR, Fernanda Paes; o secretário municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão de Belém (Segep), Humberto Bozi; o diretor de financiamento da Segep, Luiz Felipe Maués; além da equipe técnica da SECIR e do Ministério das Cidades. 

Ao todo, serão investidos R$ 22,6 bilhões do Orçamento Geral da União (OGU) e de financiamento pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) nos eixos Cidades Sustentáveis e Resilientes e Água para Todos. Neles estão as seguintes modalidades: Abastecimento de Água - Urbano; Gestão de Resíduos Sólidos; Renovação de Frota; Esgotamento Sanitário - Urbano; Drenagem Urbana; Contenção de Encostas; Urbanização de Favelas; e Mobilidade Urbana - Grandes e Médias Cidades.

Segundo o Ministério, todos os municípios do Pará estão elegíveis para três das oito modalidades. As outras cinco modalidades possuem critérios específicos e parte dos municípios paraenses podem se inscrever.

"O Governo Federal abriu na segunda-feira, 24, as inscrições do Novo PAC Seleções 2025 e a SECIR vai inscrever novos projetos nos eixos que são do Ministério das Cidades. Alguns serão em Belém. Então, marcamos a reunião com a Prefeitura, com quem temos realizado parcerias, para tratar sobre obras que podem ser feitas nos eixos de drenagem e contenção de encostas, importantes para a capital paraense, e saber quais os bairros que mais precisam", explica a secretária Fernanda Paes.

Para o titular da Segep, reunir com o Estado é fundamental para garantir obras que vão melhorar a vida dos moradores de Belém. 

"Hoje a Prefeitura de Belém conta com importante apoio do governador Helder em vários projetos relevantes. Além disso, conta também com o apoio do Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, comandado pelo ministro Jader Filho. Muitos dos projetos da gestão do prefeito Igor Normando devem contar com recursos desses grandes parceiros. Esta segunda edição do Novo PAC Seleções dispõe, para todo o país, o montante de R$ 49,2 bilhões, para financiar 20 modalidades em 2025, e Belém vai se candidatar, assim como o Estado, para a realização de obras que vão melhorar a qualidade de vida de toda a população da capital", destaca Humberto Bozi, secretário municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão.