Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Alunos e professores da Educação Especial participam de atividades ligadas ao Dia Nacional do Surdo

Por Redação - Agência PA (SECOM)
25/09/2015 14h25

Nesta sexta-feira, 25, mais de 40 alunos surdos, da Rede Estadual de Ensino Fundamental e Médio, acompanhados de 360 professores e monitores da educação especial participaram de ações alusivas ao Dia Nacional do Surdo, que será celebrado neste sábado, 26.

O "Dia D" foi realizado no Centro Assistência Social (CAS), localizado na avenida Almirante Barroso, e contou com palestras e atividades voltadas à inclusão social dos estudantes surdos.

Provando que a arte deve estar acessível aos surdos, foi encenada a peça “Charles Chaplin”, do grupo de Teatro do Professor Surdo Cléber Souto, que há 10 anos realiza espetáculos teatrais com estudantes que possuem deficiência auditiva.

Para a professora Socorro Bonifácio, vice-coordenadora do CAS e também deficiente auditiva, essas atividades são indispensáveis. “Estamos pensando no futuro, para que o surdo possa ser uma pessoa independente de todas as maneiras”, apontou. O sonho de Socorro é que mais pessoas tenham educação em Libras. “No futuro, espero que mais escolas trabalhem com professores e alunos bilíngues de maneira inclusiva”, destacou.

No Pará, as atividades de inclusão social para os estudantes surdos estão sendo realizadas desde o dia 21, entre elas, um curso de Libras para os estudantes, dividido em três módulos, com duração de seis meses cada.