Parceria da Sedap com os municípios estimula o desenvolvimento da agropecuária e pesca das diferentes regiões de integração
Secretaria recebeu representantes de Medicilândia, Santarém e Tailândia para firmar compromisso entre o Estado e as gestões locais, e repassou kits de monitoramento da análise de água

A entrega de kits de monitoramento de água utilizada na reprodução e criação de peixes, adesão ao Programa Territórios Sustentável (PTS) e ações de estímulo e apoio para o desenvolvimento da agricultura fizeram parte da agenda de compromissos desta terça-feira (25) da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) com os representantes dos municípios de Santarém (localizado na Região de Integração do Baixo Amazonas), Medicilândia (na Região de Integração do Xingu) e Tailândia (Região de Integração do Tocantins).
Os atendimentos foram conduzidos pelo secretário adjunto da Sedap, Wandenkolk Gonçalves, acompanhado da equipe de técnicos da secretaria. Após receber os representantes municipais, o gestor fez um balanço dos atendimentos que a secretaria vem prestando aos municípios, cumprindo assim o seu papel de fomento à agropecuária e pesca local.
“Recebemos hoje os representantes de municípios de três diferentes regiões; esse é o nosso papel: estimular o crescimento da agricultura dos nossos 144 municípios”, avaliou o secretário.

CacauFest - A agenda com os municípios iniciou com os representantes de Medicilândia. O secretário adjunto recebeu em seu gabinete o secretário municipal de Agricultura, Rusbimário Queiroz, acompanhado de quatro vereadores da cidade. Entre os temas tratados, o apoio da secretaria para a realização do CacauFest, que será realizado no final de julho e que deverá atrair um público de várias partes do Brasil e de outros países.
Conforme lembrou o secretário de Agricultura, Medicilândia é o maior produtor de cacau do Brasil. Apesar de ser conhecida como a “capital nacional do Cacau”, como lembrou Queiroz, o município também tem forte vocação para a pecuária e piscicultura.
“Estamos procurando fazer essa parceria para dar suporte tanto na pecuária como também na piscicultura. Essa é a nossa primeira visita à Sedap, para que possamos abrir caminho entre o Estado e o município e buscar recursos para atender o nosso produtor”, observou.
Cooperação - Outro representante da nova gestão municipal recebido pela direção da Sedap

foi o prefeito de Santarém José Maria Tapajós. Acompanhado da equipe de trabalho, o gestor tratou, entre outros temas, do apoio da secretaria para firmar cooperação para impulsionar à aquicultura local. O município, como lembrou o secretário Wandenkolk Gonçalves, sedia a Unidade Agropecuária (Uagro) onde funciona a estação de alevinagem Santa Rosa, administrada pela Sedap.
O secretário detalhou ao prefeito, o projeto da secretaria para revitalizar a estação e instalar no local uma escola técnica em regime de tempo integral. “Ficamos felizes pelo fato do prefeito acompanhar e assinar embaixo da nossa ideia de aproveitar o espaço da nossa base física em Santarém para implantação de uma escola agrotécnica, com regime de tempo integral, aproveitando o potencial que temos lá para transformar numa escola modelo e numa agricultura padrão, para que possa servir de multiplicação de informações e tecnologias na medida em que forem sendo implantados lá cacau, mandioca, alevinos, entre outras culturas que fazem parte da vocação da região”, disse.
Para o prefeito de Santarém, a primeira visita que fez à Sedap foi bastante proveitosa. O gestor endossou o projeto e disse que a população do município só tem a ganhar. “Transformar aquela base técnica em tempo integral eu diria que é um gol de placa do nosso governador Helder, através da Sedap; eu conheço aquela Uagro e as necessidades da nossa região, em particular em Santarém, acho espetacular esse projeto”, ressaltou.
Para o gestor, a parceria entre a Prefeitura e a Sedap representa o vislumbre de um avanço nas políticas públicas, tanto no que diz respeito à piscicultura como da agricultura familiar. O gestor lembrou que apesar de não fazer parte da cultura local, a lavoura de cacau a cada dia vem crescendo na região. “Estamos implementando a cultura do cacau; com o apoio da Sedap, o Governo do Estado e a Prefeitura de Santarém, possibilitando aos nossos agricultores de modo geral, a assistência técnica”.

Tailândia - A agenda de atendimento aos municípios foi encerrada com o município de Tailândia, que esteve representado pelo secretário municipal de Agricultura, Júnior Frota. O município também recebeu um kit de monitoramento de água que, segundo avaliou o secretário, será de fundamental importância para o desenvolvimento da aquicultura no Estado.
O secretário informou que atualmente, muitos piscicultores de Tailândia que precisavam fazer a análise da água se deslocavam para outras cidades. “Agora com o repasse desse kit aqui pela Sedap, não será mais necessário sair da cidade, nossos piscicultores terão condições de fazer em Tailândia mesmo”, comemorou.
Acompanhado do ex-secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Alfredo Verdelho, Júnior Frota avaliou como positiva a visita à secretaria. Durante a reunião com o adjunto da Sedap, ele recebeu orientações de como aderir ao Programa Territórios Sustentáveis (PTS), executado pela secretaria.
“Viemos aqui entre outras finalidades, para trazer o projeto dos Territórios Sustentáveis para o nosso município e recebemos as orientações do secretário Wandenkolk e equipe da Sedap de como fazer; saímos daqui satisfeitos”, avaliou.