Escola estadual promove sustentabilidade com projetos de reflorestamento, reciclagem e monitoramento de queimadas
No componente curricular de Educação Ambiental, a Escola Estadual Oswaldo Cruz, em Capitão Poço, incentiva a preservação do meio ambiente em atividades práticas com foco no futuro sustentável
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Para incentivar a sustentabilidade de forma prática, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Oswaldo Cruz, no município de Capitão Poço, na Região de Integração do Rio Capim, realiza atividades para preservação do meio ambiente com o intuito de conscientizar os estudantes.
Como parte da grade curricular de Educação Ambiental, os projetos "Reflorestamento com palmeiras de açaí nas margens dos igarapés: uma solução para a restauração ecológica e conservação ambiental e sustentável", "Sabão ecológico com folhas de laranjeira" e "Conscientização ambiental e monitoramento de queimadas" despertam na comunidade escolar a consciência ecológica e olhar para o futuro.
"Os projetos de Educação Ambiental são essenciais na formação de cidadãos conscientes e responsáveis pelo meio ambiente. Ao introduzir práticas sustentáveis na sala de aula, ensinamos não apenas teorias, mas também a importância de atitudes concretas que impactam o planeta. Seja incentivando a reciclagem, promovendo projetos ecológicos ou conscientizando sobre a preservação dos recursos naturais, os educadores são agentes fundamentais na construção de um futuro mais sustentável", afirmou o professor de Educação Ambiental e Geografia, Francisco Altielis.
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No projeto de reflorestamento com palmeiras de açaí, nas margens dos igarapés, os estudantes aprenderam que são espécies nativas de grande valor econômico e ecológico, e promoveu a conscientização ambiental, engajamento dos estudantes em práticas de sustentabilidade e colaboração.
Já no projeto de produção de sabão ecológico com folhas de laranjeira, os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) desenvolveram conhecimentos acerca do descarte inadequado de óleo no meio ambiente, com o intuito de reduzir os danos deixados pelo óleo de cozinha usado e descartado irregularmente.
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No projeto de monitoramento de queimadas, os estudantes atuam como agentes de monitoramento e prevenção de queimadas e, assim, promovem a educação ambiental e incentivam a participação ativa da comunidade local no combate às queimadas. A iniciativa busca sensibilizar a população sobre os impactos negativos das queimadas para o meio ambiente, a biodiversidade e a qualidade de vida. Palestras, workshops e campanhas informativas, aliadas ao uso de tecnologias para o registro e análise de focos de incêndio e queimadas na região, são estratégias utilizadas para o projeto.
Entre as atividades para conscientização, os estudantes chegaram a palestrar sobre Educação Ambiental e sustentabilidade em outras escolas. Conforme a estudante Alice de Oliveira, da 2ª série do Ensino Médio, participar dos projetos tem sido fundamental para mudar a percepção sobre mudanças climáticas e educação ambiental.
"Participar dos projetos tem sido uma experiência transformadora. Desde o início percebi como essas iniciativas são fundamentais para conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação. Trabalhar em grupo, realizar atividades práticas e interagir com outros alunos têm me mostrado que a educação é uma poderosa ferramenta que promove mudanças. Eu acredito que esses projetos têm um grande potencial para impactar positivamente no meio ambiente, ao educar as pessoas sobre questões como reciclagem, conservação da água e principalmente a produção da biodiversidade", frisou.
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Para o estudante Francisco Edson, da 2ª série do Ensino Médio, a experiência foi muito boa. "Foi uma experiência muito boa participar dos projetos de Educação Ambiental porque com isso a gente faz a nossa parte visando cuidar da natureza, sabemos que o mundo todo deve se preocupar com isso, não é apenas o nosso município, mas não é porque a outra pessoa não faz que nós não podemos fazer e a gente se coloca à disposição para ajudar o meio ambiente, conscientizar as pessoas sobre o tema", relatou.
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Ainda segundo o professor Francisco, a Educação Ambiental tem um papel muito valioso para a sociedade.
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"Para as novas gerações, a educação ambiental representa um legado valioso. Crianças e jovens que aprendem sobre sustentabilidade desde cedo desenvolvem um olhar mais crítico e comprometido com o mundo ao seu redor. Além disso, ao se tornarem multiplicadores desse conhecimento, eles influenciam suas famílias e comunidades, criando uma rede de transformação que fortalece a luta pela preservação ambiental. Os resultados desse trabalho já são visíveis. Projetos como reflorestamento de áreas degradadas, produção de sabão ecológico e monitoramento de queimadas são exemplos concretos de como a Educação Ambiental pode gerar impactos positivos. Além de reduzir os danos ao meio ambiente, essas iniciativas promovem o aprendizado prático, o senso de responsabilidade e o engajamento social dos alunos", destacou o docente.
Educação Ambiental - A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) oferece, desde o primeiro bimestre de 2024, o componente de Educação Ambiental em todas as etapas do ensino, de forma obrigatória nas escolas estaduais. Este componente pode ter a adesão dos Municípios, alicerçada na Política de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima.
A Seduc destaca que o conteúdo ambiental torna o Pará pioneiro na garantia de um componente curricular obrigatório de sustentabilidade, o que incentiva a participação e o engajamento de estudantes nas discussões sobre agenda fundamentais no contexto do Pará, como sede da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), no ano de 2025.