Ao completar 375 anos, Santa Casa é recertificada como hospital Acreditado com Excelência
A ONA (Organização Nacional de Acreditação) é uma das principais entidades avaliadoras do setor de saúde no Brasil, e o nível 3 representa o mais alto padrão de qualidade e segurança assistencial
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Após passar por mais uma criteriosa avaliação realizada pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), a Santa Casa do Pará manteve o selo ONA 3 de "Acreditado com Excelência", conquistado há 3 anos, que reafirma que a Instituição atende os padrões de qualidade e segurança, gestão integrada e excelência em gestão definidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são reconhecidos internacionalmente.
A ONA (Organização Nacional de Acreditação) é uma das principais entidades avaliadoras do setor de saúde no Brasil, e o nível 3 representa o mais alto padrão de qualidade e segurança assistencial. Segundo Bruno Carmona, presidente da Santa Casa, a manutenção da certificação é uma demonstração prática do compromisso da instituição com a segurança, a eficiência e a humanização do cuidado.
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“A manutenção da certificação do selo ONA 3 é um reflexo dos investimentos que temos recebido do Governo do Estado e do trabalho dedicado dos nossos gestores e demais servidores na busca incessante pela excelência na Santa Casa. Para os pacientes e familiares, isso se traduz em um atendimento mais seguro, eficiente e humanizado, reforçando a confiança na instituição como referência em saúde. É um selo que não apenas reconhece a qualidade, mas também inspira a continuidade de um cuidado que coloca as pessoas no centro de todas as ações", afirma o presidente.
A Organização estabelece que para alcançar este nível de acreditação é necessário cumprir ou superar, em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança. Cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de gestão integrada. E cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional. A assessora de qualidade da Santa Casa, Camila Negrão,explica como todos esses critérios se revertem na prática em benefícios para a sociedade.
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“A Acreditação ONA 3 garante que a Santa Casa segue rigorosos protocolos de segurança e qualidade, reduzindo riscos e erros durante os atendimentos. Para os pacientes, isso significa maior confiança nos procedimentos realizados, desde consultas até cirurgias complexas. A certificação exige a padronização e integração de processos, o que resulta em um atendimento mais ágil e coordenado, o que se traduz em menos tempo de espera, diagnósticos mais rápidos e um fluxo de cuidado mais organizado. Além disso, a ONA também avalia aspectos como a humanização e o respeito ao paciente e a Santa Casa prioriza o acolhimento, a escuta ativa e o cuidado individualizado, garantindo que pacientes e familiares se sintam respeitados e valorizados em todos os momentos”, destaca Camila.
Segundo Camila Negrão, a acreditação também reforça a transparência e a melhora contínua nas práticas da instituição. “A transparência, associada a todos os demais avanços, faz com que pacientes e familiares possam ter mais confiança na equipe e nos serviços prestados, sabendo que a Santa Casa segue os mais altos padrões éticos e técnicos. E a manutenção da certificação não é um ponto final, mas um compromisso com a melhoria constante. Para os pacientes, isso significa que a Santa Casa está sempre buscando inovações e aprimoramentos para oferecer o melhor cuidado possível”, conclui a assessora de Qualidade.
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Rumo à Certificação Internacional - A Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA) também é o primeiro hospital público da Região Norte a fazer parte do Programa Internacional de Certificação Qmentum International.
A certificação é um dos maiores programas mundiais de excelência e acreditação em saúde, desenvolvido a partir da experiência de mais de 60 anos do Programa Canadense de Acreditação e Segurança do Paciente – Accreditation Canada International.