Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Centro de Hemodiálise de Tailândia registra a troca de cateteres em seus usuários

Ação promovendo mais segurança e eficiência no tratamento dos usuários renais

Por Governo do Pará (SECOM)
23/02/2025 19h28

Em dezembro do último ano, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), entregou o novo Centro de Hemodiálise do Hospital Geral de Tailândia (HGT), ratificando a importância da descentralização dos serviços de saúde no estado. Desde a sua entrega, já foram realizadas trocas de cateter em 10 pacientes, ampliando o acesso a um tratamento mais seguro e eficaz. 

O procedimento consiste na troca do Cateter Duplo Lúmen (CDL), de curta duração, para o Cateter Tunelizado de Longa Duração (CTLD). O médico nefrologista do Centro de Hemodiálise do HGT, Nicola Oliva, explica que o dispositivo melhora a eficiência da terapia, permitindo uma remoção mais eficaz das escórias metabólicas do sangue. Isso contribui para aumentar a sobrevida do paciente e reduzir os sintomas causados pela disfunção renal. 

“Além disso, esse tipo de acesso vascular reduz o número de infecções nos pacientes. Não existe um tempo definido para a troca, porém recomenda-se a confecção de acesso tunelizado ou fístula arteriovenosa o mais cedo possível. O implante de cateter tunelizado, além de garantir uma diálise mais eficaz, também proporciona maior qualidade de vida, inclusive em aspectos estéticos”, observou o médico. 

Ele explica ainda que, com estes procedimentos, o acesso do cateter fica mais protegido e localizado em áreas menos visíveis, reduzindo, assim, os julgamentos e o estigma social enfrentado por pacientes em hemodiálise. Atualmente, o HGT possui 32 pacientes cadastrados no Centro de Hemodiálise, realizando a diálise três vezes por semana. 

Este é o 10º Centro de Hemodiálise do Pará, equipado com 20 cadeiras modernas, sendo 18 para tratamentos regulares e duas exclusivas para pacientes com hepatite B. A unidade oferece assistência de qualidade, segurança e humanização aos usuários renais crônicos da região. A inauguração representou um marco na descentralização da saúde na região, ampliando o acesso ao tratamento especializado. 

Com funcionamento de segunda a sábado, em três turnos diários, o centro tem capacidade para realizar cerca de 1.560 sessões por mês, atendendo até 60 pacientes por dia. 

Aprovação – A idosa Raimunda Marly Alves da Silva, de 64 anos, é usuária renal do centro e foi uma das beneficiadas pela troca do cateter. Ela aprovou o serviço, enfatizando o acolhimento humanizado. "Com atroca de cateter, me sinto mais segura, antes não dormia direito, pois o antigo ficava no pescoço, era incômodo. Além disso, eu tinha vergonha de ser tão exposto. E referente ao atendimento aqui, ele é excelente. Me sinto bem acolhida, o ambiente é aconchegante e o lanche oferecido é bem servido", finalizou a dona de casa, que, antes da inauguração do Centro de Hemodiálise do HGT, fazia seu acompanhamento na Policlínica do município de Tucuruí, que também é do governo do estado. 

HGT - O Hospital Geral de Tailândia mantém 51 leitos e uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal. Casos de urgência e emergência são atendidos em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Texto: Ascom HGT