Obras do Hospital Materno-Infantil de Marabá atingem 46% de conclusão
Estrutura moderna vai oferecer diversos serviços, que aumentarão a qualidade do atendimento oferecido a mães e crianças no sudeste do Pará

A construção do Hospital Materno-Infantil em Marabá, no sudeste paraense, atingiu a marca de 46% de conclusão das obras. A nova unidade de saúde, que visa atender às necessidades de mães e crianças na região, gera 275 empregos diretos, com aproximadamente 85% da mão de obra contratada no próprio município.
A secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz, ressaltou a importância da ampliação da rede pública de saúde. “A construção do Hospital Materno-Infantil de Marabá representa um avanço para a saúde pública no Pará. Estamos ampliando a assistência materno-infantil em uma região estratégica, garantindo que mães e crianças tenham acesso a um atendimento qualificado, humanizado e próximo de suas casas”, disse Ivete Vaz.

O projeto do Hospital, em uma área de 12 mil metros quadrados (m²), distribuídos em seis pavimentos, inclui espaço para 135 leitos, sendo 30 dedicados a UTIs (Unidade de Terapia Intensiva), e 105 para internação. Haverá ainda cinco salas cirúrgicas equipadas, ampliando o enfrentamento à demanda crescente na região.
Acesso - A unidade oferecerá serviços complementares, como laboratório de análises clínicas e exames de imagem, essenciais para um diagnóstico mais preciso. O acesso aos atendimentos será por meio de agendamento prévio, exceto em casos de urgência e emergência pediátrica e obstétrica.

O subsolo do prédio abrigará a área técnica e os vestiários, e cada um dos andares será destinado a diferentes setores, incluindo UTI Neonatal, centro cirúrgico e clínicas pediátrica e obstétrica. Essa divisão funcional visa aumentar a eficiência do atendimento.

Marabá e outros 17 municípios da região Sudeste serão beneficiados pelos serviços da nova unidade, que oferecerá ainda urgência e emergência, atendimentos regulares e especialidades médicas. A gestão da unidade ficará sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Acolhimento - Leticiane Ferreira, mãe de Heloísa, 11 meses, relatou sua preocupação durante a gravidez, principalmente quanto ao atendimento materno em Marabá. "Na hora do parto, quando eu ganhei Heloísa, estava bem complicado. Mãe tem medo, e eu tinha muito medo", afirmou. A moradora expressou sua expectativa positiva em relação à obra. "Vai ser muito bom para as futuras mamães, porque a gravidez é um momento complicado. Para a gente ter todo esse acolhimento na hora de ganhar o bebê, é importante", afirmou.

Atualmente, as obras estão na fase de alvenaria e instalações das redes elétrica e hidráulica. Os próximos passos incluem finalização da fachada e instalação da climatização.
O governo do Estado, em parceria com a Vale, garante que a construção do Hospital Materno-Infantil em Marabá integra um plano mais amplo de investimentos na saúde regional. O objetivo é fortalecer a rede pública e oferecer melhores condições de atendimento à população.

"O Hospital Materno-Infantil de Marabá é uma iniciativa extremamente relevante para a ampliação da assistência à saúde de mulheres e crianças do sudeste paraense. A Vale executa a obra em parceria com o Governo do Estado, por meio do Programa Estrutura Pará. A construção do Hospital já traz impactos positivos à comunidade, como a contratação de mão de obra local. Atualmente, 85% dos profissionais que atuam na obra são moradores da região", destaca a gerente-geral de Relações Institucionais da Vale, Ana Carolina Alves.