Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Gestantes conhecem e aprovam a maternidade do Hospital Abelardo Santos

A segunda maior maternidade do Governo do Pará possui estrutura moderna, com urgência e emergência obstétrica e ginecológica 24h, cinco salas de parto e 50 leitos obstétricos.

Por Diego Monteiro (HRAS)
21/02/2025 14h56
A iniciativa tem como objetivo familiarizar gestantes e seus acompanhantes com a estrutura e os processos do hospital

Atenção apurada marcou a visita de gestantes e seus acompanhantes à maternidade do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci, Distrito de Belém. A atividade, realizada na quinta-feira (20), buscou familiarizar as futuras mães com o ambiente onde darão à luz, proporcionando maior segurança, confiança e tranquilidade para o momento do parto.

Os visitantes conheceram diversos setores da unidade dedicados ao atendimento neonatal.

O roteiro da visita incluiu a recepção do Bloco B, consultório médico, salas de observação e estabilização, quartos de Pré-parto, Parto e Pós-parto (PPP), centro obstétrico e alojamento. Durante o percurso, as participantes receberam informações detalhadas sobre os serviços oferecidos, os protocolos seguidos pela equipe de saúde e o acolhimento humanizado proporcionado pela unidade.

Entre os participantes estavam Paula Batista e Willian Araújo, que elogiaram o trabalho realizado no HRAS. "É fundamental que todas as mães e pais conheçam cada etapa do processo. Nos chamou atenção a estrutura moderna, com salas de parto equipadas e aconchegantes. Isso nos dá ainda mais segurança na escolha do local para o nascimento do nosso bebê", destacou a técnica de enfermagem.

Após a visita, Paula Batista e Willian Araújo escolheram o Hospital Abelardo Santos para o nascimento da filha, Maria Helena.

Mãe de primeira viagem, Maria Eduarda, 22 anos, está ansiosa para conhecer seu filho. "Sinto um pouco de medo, mas, ao mesmo tempo, uma grande tranquilidade ao ver os projetos do HRAS, que priorizam o acolhimento e colocam as mulheres como protagonistas em todo o processo de parto. Parabéns a toda a equipe pelo excelente trabalho e pela estrutura impecável, bem equipada e limpa", disse.

Serviços

Os convidados conheceram a estrutura moderna da unidade que inclui urgência e emergência obstétrica e ginecológica 24 horas, com cinco salas de parto e 50 leitos de internação obstétrica. Além disso, caso desejado pela mãe, a equipe multiprofissional disponibiliza massagens relaxantes, banhos de água morna e aromaterapia, em um ambiente acolhedor, com luzes suaves e sons relaxantes.

Na ocasião, os profissionais apresentaram os métodos não farmacológicos utilizados pelo HRAS para o alívio da dor.

Foi apresentado também métodos não farmacológicos utilizados pelo HRAS para o alívio da dor, dispondo de fisioterapeutas nas salas de parto, massagens relaxantes, banhos de água morna e aromaterapia, minimizando o desconforto das mães. A instituição também promove cursos de preparação para o parto durante o pré-natal, reforçando o compromisso com a saúde e o bem-estar das gestantes.

Outra ferramenta importante é a utilização de uma banheira com água morna para partos na água. Esse recurso oferece diversos benefícios: relaxa os músculos, reduz a sensação de dor durante as contrações, e promove maior elasticidade dos tecidos do períneo. Por outro lado, a gravidade reduzida na água facilita a movimentação, permitindo que a mulher encontre posições mais confortáveis.

Projeto

A visita guiada integra as iniciativas do curso "Laços de Amor", promovido pelo Comitê de Humanização (CH) do Hospital Abelardo Santos. Realizado bimestralmente, o programa pretende orientar gestantes e seus familiares sobre temas essenciais relacionados ao parto e aos cuidados com o recém-nascido e é conduzido por profissionais assistenciais e administrativos.

No final da visita, os participantes parabenizaram as instalações do ‘Abelardo Santos’ e o trabalho das equipes assistenciais.

Referência em atendimento neonatal e segunda maior maternidade do Pará, o HRAS registrou 5.003 partos em 2024, sendo 2.327 normais e 2.676 cesarianas. "Diante dessa grandiosidade, tanto em estrutura quanto em números, é fundamental que as gestantes e seus parceiros conheçam todos os detalhes dos nossos serviços", destaca Suzane Gonzaga, supervisora de Humanização.

"O projeto 'Laços de Amor' abre inscrições para o público externo, que se esgotam rapidamente. Há futuros pais e mães que moram tanto nas proximidades quanto em regiões mais distantes e que nunca estiveram na unidade. Esse é um momento de muitas incertezas, e a confiança nos profissionais e no hospital na hora do parto é uma delas. Então essa experiência ajuda a tranquilizá-los", acrescenta Suzane.

O Hospital Abelardo Santos é a maior unidade pública do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS). "O atendimento é de livre demanda. Toda gestante que necessitar de atendimento médico de urgência e emergência pode vir à maternidade, que será acolhida por uma excelente assistência obstétrica", conclui a enfermeira obstétrica, Elaine Pacheco.