Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

HRPM promove reencontro emocionante entre pai e filhos para paciente de longa permanência

Em 2024, o serviço social do HRPM realizou exatos 13.157 atendimentos. Neste ano, o hospital já registrou 1.015

Por Governo do Pará (SECOM)
21/02/2025 14h11

O processo de internação hospitalar de um paciente pode ser desafiador, trazendo impacto emocional para ele e seus familiares, além de dificuldades quanto a adaptação ao ambiente e ausência do convívio familiar, fatores que podem causar ansiedade, medo e insegurança. Diante disso, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), no município de Breves, por meio da equipe multiprofissional, desenvolve ações de humanização para amenizar o sofrimento e proporcionar mais conforto durante o período de hospitalização. 

Na última quarta-feira (19), o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) organizou um momento especial para um paciente de longa permanência hospitalar. Com o compromisso de oferecer uma assistência mais sensível e humanizada, garantindo um atendimento digno e acolhedor, a equipe viabilizou a visita dos filhos do paciente, proporcionando um reencontro marcado pelo afeto e bem-estar. 

Domingos Corrêa, de 52 anos, que está internado no Regional do Marajó há 26 dias, fala sobre a alegria em poder reencontrar a família. "Já não via os meus filhos há quase um mês e poder revê-los, foi muito bom. Fiquei feliz, matei a saudade, foi muito importante! Estão cuidando bem de mim aqui no hospital", finalizou o lavrador. 

A assistente social do HRPM, Reliane Braga, explica que o serviço social no ambiente hospitalar, além de promover e viabilizar os direitos do paciente, busca garantir um tratamento de saúde humanizado e integral. "A internação hospitalar vai além do tratamento clínico, pois sabemos que, além de pacientes no HRPM, essas pessoas são pais, mães e filhos de alguém. Elas sentem profundamente a falta do convívio familiar, o que impacta diretamente sua recuperação". 

A profissional acrescenta que realizar um acolhimento sensível e oferecer uma escuta ativa à família do paciente proporciona segurança emocional e social, fazendo com que se sintam amparados nesse processo. "Isso gera esperança e otimismo tanto para o paciente quanto para seus familiares. Promover a humanização no ambiente hospitalar traz leveza e ajuda a amenizar a dor emocional e mental dos nossos usuários. Foi um momento muito especial e emocionante presenciar o quanto o Sr. Domingos é amado por sua família", finalizou Reliane Braga. 

Dados – Em 2024, o serviço social do HRPM realizou exatos 13.157 atendimentos. Neste ano, o hospital já registrou 1.015. 

HRPM - O HRPM é um órgão da rede de saúde pública do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade presta assistência de média e alta complexidade para mais de 325 mil habitantes dos municípios vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (CRS) – Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. 

Serviço - O Hospital Regional Público do Marajó está localizado na avenida Rio Branco, nº 1.266, bairro Centro, Breves. Mais informações: (91) 3783-2140 / 3783-2127.

Texto: Pedro Amorim